INVENTÁRIO DE AÇÕES MOTORAS DE CRIANÇAS NO PLAYGROUND

  • Gizele Nicolette USP
  • Edison de Jesus Manoel USP
Palavras-chave: Ação, Brincadeira, Padrões fundamentais de movimento, Criança

Resumo

O objetivo do estudo foi inventariar as ações motoras que crianças realizam no playground de uma escola de educação infantil. A questão central foi se essas ações eram relacionadas à idade, sexo e tipo de brinquedo utilizado.Trinta e três crianças entre cinco e seis anos de idade foram observadas individualmente durante dez minutos, quando brincavam livremente. As meninas permanecem mais tempo em um mesmo brinquedo, enquanto os meninos variam mais e experimentam mais atividades. As meninas passaram mais tempo no balanço do que os meninos em qualquer outra atividade. Os meninos brincaram, de modo geral, em 11 brinquedos diferentes, enquanto as meninas permaneceram em 9 brinquedos. As ações motoras de manipulação são as preferidas por todas as crianças, já as ações de estabilidade são de preferência das crianças de 5 anos e as ações locomotoras são preferidas pelas crianças de 6 anos.

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Biografia do Autor

Gizele Nicolette, USP
Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Mogi das Cruzes (2002) . Atualmente é funcionário da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física Currículo Lattes
Publicado
2008-05-14
Como Citar
1.
Nicolette G, Manoel E de J. INVENTÁRIO DE AÇÕES MOTORAS DE CRIANÇAS NO PLAYGROUND. JPhysEduc [Internet]. 14º de maio de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];18(1):17-6. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3323
Seção
Artigos Originais