FORMAÇÃO ESPORTIVA: TEORIA E VISÕES DO ATLETA DE ELITE NO BRASIL

  • Lila Peres PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
  • Hugo Lovisolo UERJ
Palavras-chave: Fatores do Desenvolvimento do Atleta de Elite, Sistema de Preparação, Gestão Esportiva

Resumo

O artigo descreve o “tecido” de desenvolvimento dos atletas comparando-o ao “ideal”. A descrição foi construída a partir das quatro fases do desenvolvimento do atleta de elite (DURAND-BUSH; SALMELA, 2004), cruzadas com o sistema de preparação esportiva, organização e bases (PLATONOV, 2004). Destacam-se os fatores que atuaram nas trajetórias dos atletas entrevistados: família, o binômio escola-clube e a participação do professor de educação física na especialização esportiva e o reconhecimento da relação treinador-atleta no aperfeiçoamento técnico-tático. É reconhecida a plena satisfação dos atletas na fase de manutenção. A gestão do esporte apresentou-se como obstáculo; a forma de avaliação pautou-se no desempenho em competições desde a fase de iniciação. Os atletas brasileiros, embora o reconheçam, não destacaram o talento como um aspecto principal. Apesar de submetidos a um processo informal e descontinuado, observou-se que etapas e fatores incidentes no desenvolvimento do atleta de elite são similares aos relatados na literatura especializada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lila Peres, PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Meus interesses concentram-se na relação do Esporte e a Sociedade. Tema que posso descrever como uma conseqüência da minha experiência profissional no esporte, assim como minha experiência como atleta Currículo Lattes
Publicado
2008-05-15
Como Citar
1.
Peres L, Lovisolo H. FORMAÇÃO ESPORTIVA: TEORIA E VISÕES DO ATLETA DE ELITE NO BRASIL. JPhysEduc [Internet]. 15º de maio de 2008 [citado 10º de setembro de 2025];17(2):211-8. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3343
Seção
Artigos de Revisão