A COMPLEXIDADE E A ORGANIZAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE HABILIDADES MOTORAS

  • Daniel Zacaron FSG
  • Ruy Jornada Krebs UDESC
Palavras-chave: Aprendizagem motora, Habilidade motora, Complexidade da tarefa, Organização da tarefa

Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar o nível de capacidade motora de participantes das equipes pré-mirim, mirim e infantil de voleibol de Florianópolis, SC, em relação às habilidades motoras específicas da modalidade. Fizeram parte de amostra 90 participantes de ambos os sexos, sendo 31 da categoria Pré-Mirim (até 13 anos), 22 da categoria Mirim (até 14 anos) e 37 da Infantil (até 15 anos), de clubes da Grande Florianópolis vinculados à Federação Catarinense de Voleibol, que possuíam equipes de treinamento de base. Como instrumento foi utilizada a Escala de Habilidades Motoras no Voleibol testada e validada por Zacaron (2003). Neste estudo a análise das habilidades, distinguindo as relacionadas ao participante enquanto sujeito e as relacionadas ao participante enquanto parte de um grupo, permitiu verificar que as variações dos níveis de complexidade e organização da tarefa são fatores importantes no processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ruy Jornada Krebs, UDESC
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969), mestrado em Educação Física - University of Iowa (1980), mestrado em Administração Esportiva - University of New Mexico (1986), doutorado em Educação Física- University of New Mexico (1987) e pós-doutorado em desenvolvimento Motor - Indiana University (1994). Professor Titular da Universidade federal de Santa Maria (aposentado). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças e jovens, desenvolvimento humano, desenvolvimento motor, aprendizagem motora e esporte, e Teoria Bioecológica do desenvolvimento Humano Currículo Lattes
Publicado
2008-05-15
Como Citar
1.
Zacaron D, Krebs RJ. A COMPLEXIDADE E A ORGANIZAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE HABILIDADES MOTORAS. JPhysEduc [Internet]. 15º de maio de 2008 [citado 13º de setembro de 2025];17(1):85-4. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3374
Seção
Artigos Originais