Efeito da rápida perda de massa corporal no desempenho da tomada de decisão em judocas

  • Leonardo de Sousa Fortes Universidade Federal de Pernambuco
  • Hugo Augusto Alvares da Silva Lira Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Elisa Caputo Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Cognição. Psicologia do Esporte. Judô.

Resumo

Até o presente momento nenhum estudo investigou o efeito de alguma intervenção sobre a tomada de decisão em atletas de esporte de combate. O objetivo da investigação foi analisar o efeito da rápida redução de massa corporal sobre o desempenho da tomada de decisão em judocas. Trinta e nove atletas de judo do sexo masculino foram selecionados de forma não probabilística e separados aleatoriamente em dois grupos: experimental (GE) e controle (GC). Quarenta e oito horas antes do início do experimento, bem como 48 h após o seu encerramento, os atletas foram submetidos a medidas antropométricas e executaram uma luta simulada de judô, a qual foi filmada. Adotou-se o Game Performance Assessment Instrument (GPAI) como critério para avaliar o desempenho na tomada de decisão. As estratégias adotadas para a redução rápida de massa corporal no GE foram estruturadas na perspectiva de se atingir uma perda semanal na ordem de aproximadamente 5%. Foi identificada efeito de interação grupo vs. tempo (p<0,01) para a massa corporal, com redução apenas no GE (p=0,01). Uma interação significante grupo vs. tempo (p<0,01) foi revelada para o índice do GPAI, com melhoria da tomada de decisão sendo verificada somente no GC (p=0,01). Concluiu-se que a rápida redução de massa corporal não foi uma boa estratégia para a otimização do desempenho na tomada de decisão de judocas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leonardo de Sousa Fortes, Universidade Federal de Pernambuco
Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Educação Física na Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutor em Psicologia na Universidade Federal de Juiz de Fora. Obteve Título de Livre Docência na Faculdade de Desportos da Universidade do Porto. Atualmente é Professor Adjunto do Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte da Universidade Federal de Pernambuco. Líder dos grupos de pesquisa "Psicologia Aplicada ao Esporte e Exercício" (CNPq) e "Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Alto Rendimento Esportivo" (CNPq). Professor Permanente do Programa de Pós Graduação (Stricto Sensu) em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (Nível Mestrado). Vice-Coordenador do Programa de Pós Graduação (Stricto Sensu) em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (Nível Mestrado). Foi consultor técnico-científico e membro associado da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ciência da Motricidade Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamento esportivo, psicologia do esporte e treinamento resistido. Ademais, tem experiência na área de Psicologia, atuando nos seguintes temas: Psicopatologia e Psicometria.
Hugo Augusto Alvares da Silva Lira, Universidade Federal de Pernambuco
Graduando no curso de Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória. Membro do grupo de Estudos e Pesquisa "Psicologia Aplicada ao Esporte e Exercício" (CNPq). Membro no grupo de estudos "Alto Rendimento Esportivo". Membro do projeto "Mais Esportes". Durante um ano, foi bolsista de iniciação científica (FACEPE). Atualmente está no 8º período e é monitor na disciplina "Treinamento de força", de forma voluntária.
Maria Elisa Caputo Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora
Licenciada em EDUCAÇÃO FISICA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993) e Bacharel em SERVIÇO SOCIAL pela Faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro (1977).Especialista em Docência Universitária pela Universidade Castelo Branco (1995). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1998), e Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (1996). Doutorado (2006) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Líder do Grupo de Pesquisa ?Corpo e Diversidade? do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Orientadora Plena nos programas de Pós-Graduação Associado em Educação Física UFV-UFJF e em Psicologia ICH-UFJF. Tem experiência na área de Educação Física (Movimento Humano), com ênfase em Estudos do Corpo, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, prevalência de (in)satisfação corporal em adolescentes, jovens e adultos atletas e não atletas, obesidade e envelhecimento. Bolsista de Produtividade em Pesquisa- CNPq.
Publicado
2016-12-19
Como Citar
1.
Fortes L de S, Lira HAA da S, Ferreira MEC. Efeito da rápida perda de massa corporal no desempenho da tomada de decisão em judocas. JPhysEduc [Internet]. 19º de dezembro de 2016 [citado 14º de setembro de 2025];28(1):e-2817. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33839
Seção
Treinamento e Pedagogia do Esporte