RESTRIÇÕES DA TAREFA E PADRÕES FUNDAMENTAIS DE MOVIMENTO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE O CHUTAR E O ARREMESSAR

  • Inara Marques UEL
  • Fabrizio Zandonadi Catenassi UEL
Palavras-chave: Restrições da tarefa, Padrão fundamental de movimento, Arremessar, Chutar

Resumo

O objetivo deste trabalho foi comparar o comportamento motor dos componentes corporais de crianças de sete anos nas tarefas chutar e arremessar, em duas situações ambientais: ao alvo e à distância. Para tanto, foram analisadas 50 crianças, sendo que seu comportamento motor foi classificado a partir de uma lista de checagem elaborada segundo o modelo de Gallahue (1982) e o modelo de análise por componentes, proposta por Roberton e Halverson (1984). As crianças apresentaram escores mais altos no chutar em relação ao arremessar nas tarefas ao alvo e à distância, com exceção da ação dos braços na tarefa ao alvo. Uma possível explicação seria uma exposição mais prematura à tarefa chutar, em vista de um fator cultural existente no Brasil. Novos estudos devem investigar de que forma as crianças brasileiras organizam seu movimento, especialmente a partir da análise do comportamento coletivo dos componentes.

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Biografia do Autor

Inara Marques, UEL
Possui graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Muzambinho, mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual de Londrina e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora/GEPEDAM. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Comportamento Motor, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento motor, avaliação motora, restrições da tarefa, padrão fundamental de movimento e habilidades manipulativas Currículo Lattes
Publicado
2008-05-15
Como Citar
1.
Marques I, Catenassi FZ. RESTRIÇÕES DA TAREFA E PADRÕES FUNDAMENTAIS DE MOVIMENTO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE O CHUTAR E O ARREMESSAR. JPhysEduc [Internet]. 15º de maio de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];16(2). Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3387
Seção
Artigos Originais