APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE EM ESCOLARES DE BAIXO NÍVEL SOCIOECONÔMICO DO MUNICÍPIO DE CAMBÉ/PR

  • Helio Serassuelo Junior USP
  • Alexandra Ramos Rodrigues UTL
  • Edilson Serpeloni Cyrino UEL
  • Enio Vaz Ronque UNICAMP
  • Sérgio Ricardo de Souza Oliveira UNIFESP
  • Antonio Carlos Simões USP
Palavras-chave: Aptidão física, Desempenho motor, Composição corporal

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar os níveis de aptidão física relacionados à saúde em escolares de baixo nível socioeconômico do município de Cambé/PR. A amostra foi composta por 108 meninos e 127 meninas. Medidas de massa corporal, estatura e espessura de dobras cutâneas foram empregadas para determinação do IMC e somatório das espessuras de dobras cutâneas (subescapular e tricipital). Os testes sentar-e-alcançar, flexão e extensão dos braços em suspensão na barra, abdominal modificado e corrida/caminhada de 9min foram empregados para avaliação do desempenho motor. Verificaram-se resultados mais elevados de massa corporal, estatura e ∑DC entre as meninas (P < 0,05). Nas variáveis de desempenho motor, os meninos obtiveram melhores resultados, ao passo que as meninas apresentaram resultados superiores somente no teste sentar-e-alcançar (P < 0,01). Os resultados indicaram um baixo nível de aptidão física (AAHPHERD, 1988), tanto nos meninos quanto nas meninas objeto da investigação.

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Biografia do Autor

Helio Serassuelo Junior, USP
Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina, Doutor em Educação Física pela Universidade de São Paulo - Escola de Educacao Fisica e Esporte. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: desempenho motor, crescimento, sociologia e psicologia do esporte Currículo Lattes
Publicado
2008-05-15
Como Citar
1.
Serassuelo Junior H, Rodrigues AR, Cyrino ES, Ronque EV, Oliveira SR de S, Simões AC. APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE EM ESCOLARES DE BAIXO NÍVEL SOCIOECONÔMICO DO MUNICÍPIO DE CAMBÉ/PR. JPhysEduc [Internet]. 15º de maio de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];16(1):5-11. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3397
Seção
Artigos Originais