ANÁLISE DA APRENDIZAGEM PERCEPTIVO-MOTORA DE CRIANÇAS DE 7 E 8 ANOS DA REDE DE ENSINO PÚBLICO DE MARINGÁ-PR

  • Lenamar Fiorese Vieira UEM
  • Vania Catarina dos Santos REDE ESTADUAL DE ENSINO PÚBLICO
  • José Luiz lopes Vieira UEM
  • Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira UEM
Palavras-chave: Integração sensório-motora, Educação Física, Crianças

Resumo

Este estudo objetivou analisar o nível de aprendizagem perceptivo-motora de crianças de 7 e 8 anos. Foram sujeitos 48 crianças da rede de ensino pública de Maringá-PR. Como instrumento utilizou-se a bateria de Piaget e Head e as provas de Stamback. A análise foi feita através da estatística descritiva. Os resultados demonstraram que: o conceito de lateralidade está em nível médio; no reconhecimento social do tempo a característica de reversibilidade está bem estabelecida; nas provas de estruturas rítmicas não se observou uma memorização sucessiva imediata bem-estruturada. Assim, como pontos conclusivos, evidenciou-se a necessidade da implantação da Educação Física Escolar curricular com atenção aos aspectos do desenvolvimento da percepção motora com vistas ao estímulo do domínio da noção espacial e temporal das crianças.

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Biografia do Autor

Lenamar Fiorese Vieira, UEM
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1982), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1993) e doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1999). Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual de Maringá no programa de Pós graduação a nivel de mestrado em Educação Física UEM/UEL. Atua na área de Educação Física, pesquisando principalmente os seguintes temas: desenvolvimento motor, psicologia do esporte e educação física infantil Currículo Lattes
Publicado
2008-05-16
Como Citar
1.
Vieira LF, Santos VC dos, Vieira JL lopes, Oliveira AAB de. ANÁLISE DA APRENDIZAGEM PERCEPTIVO-MOTORA DE CRIANÇAS DE 7 E 8 ANOS DA REDE DE ENSINO PÚBLICO DE MARINGÁ-PR. JPhysEduc [Internet]. 16º de maio de 2008 [citado 4º de novembro de 2025];15(2):39-8. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3420
Seção
Artigos Originais