COMPARAÇÃO DE ATLETAS DO VOLEIBOL ATRAVÉS DA ANÁLISE CINEMÁTICA E DINÂMICA DE TRAJETÓRIAS DE BOLAS DE SAQUE

  • Pedro Paulo Deprá UEM - Maringá
  • René Brenzikofer UNICAMP
Palavras-chave: Cinemática, Dinâmica, Biomecânica, Voleibol

Resumo

O objetivo deste trabalho é realizar uma comparação de atletas de voleibol através da análise cinemática e dinâmica de trajetórias de bolas de saque. A amostra é composta de 11 jogadores das categorias de base do voleibol e um da categoria adulto. Cada jogador realiza quatro tipos de saque. São executados e filmados 128 saques. Os lançamentos são selecionados, digitalizados e reconstruídos em 3D pelo método DLT. São calculados as velocidades e as acelerações da bola, o ângulo e altura inicial de lançamento e a altura a que a bola passa acima da rede, e estimados o coeficiente de arrasto (CD) e o número de Reynolds (Re) para cada saque. Quanto às variáveis cinemáticas observam-se melhores resultados do jogador de alto nível em relação aos demais jogadores. As diferenças entre as outras categorias de jogadores são menos aparentes e se diferenciam de saque para saque e de variável para variável. A distribuição dos saques na relação do coeficiente de arrasto e do número de Reynolds demonstra que os do tipo flutuante com suspensão das categorias de base se localizam na região de grande variação do coeficiente de arrasto.

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Biografia do Autor

Pedro Paulo Deprá, UEM - Maringá
Atualmente é Professor adjunto e Chefe do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Biodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: Biomecânica, Coluna Vertebral, Postura e Cinemática. O Professor coordena o Laboratório de Análise da Postura Dinâmica - Lapodi Currículo Lattes
Publicado
2008-05-16
Como Citar
1.
Deprá PP, Brenzikofer R. COMPARAÇÃO DE ATLETAS DO VOLEIBOL ATRAVÉS DA ANÁLISE CINEMÁTICA E DINÂMICA DE TRAJETÓRIAS DE BOLAS DE SAQUE. JPhysEduc [Internet]. 16º de maio de 2008 [citado 13º de setembro de 2025];15(1):7-15. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3425
Seção
Artigos Originais