POSICIONAMENTO DE BAIXO CUSTO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NO GERENCIAMENTO DO FUTEBOL: O CASO DO INTER/SM

  • Mauro Myskiw UNIOESTE
  • Sérgio Carvalho UFSM
Palavras-chave: Estratégia, Gerenciamento, Futebol

Resumo

O estudo procurou analisar como e por que os dirigentes do Inter/SM incorporaram (ou não) a estratégia de liderança no custo total da produção nas decisões de gerenciamento do clube, no ano de 2002. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso único holístico, do tipo explanatório. A coleta de dados foi baseada em várias fontes de evidências – entrevistas, documentação, registro de arquivos e observação direta. A análise foi desenvolvida a partir da categorização dos conteúdos, seguindo o modelo qualitativo, em que se recorreu a indicadores não-freqüências capazes de permitir inferências, tanto pela presença como pela ausência. Foram verificados esforços de baixo custo na produção, os quais foram direcionados para a venda, visando à penetração no mercado do entretenimento e de ferramenta de marketing sustentada pela ação dos voluntários e apoiadores, como fonte de mão-de-obra e infra-estrutura.

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Biografia do Autor

Mauro Myskiw, UNIOESTE
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora e Esportes Coletivos (futebol, futsal e basquetebol), atuando com pesquisas na área de gestão e marketing de organizações esportivas Currículo Lattes
Publicado
2008-05-16
Como Citar
1.
Myskiw M, Carvalho S. POSICIONAMENTO DE BAIXO CUSTO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NO GERENCIAMENTO DO FUTEBOL: O CASO DO INTER/SM. JPhysEduc [Internet]. 16º de maio de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];15(1):53-2. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3429
Seção
Artigos Originais