PARA QUÊ A SAÚDE COLETIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA?: REFLEXÕES DE PROFISSIONAL NA ÁREA HÁ VINTE ANOS

  • Aguinaldo Gonçalves UNICAMP
Palavras-chave: Saúde pública, Atividade física, Epidemiologia

Resumo

A partir da observação global da evolução recente da identidade e características da área da Educação Física em nosso meio, faz-se aqui uma reflexão sobre o sentido da manutenção da saúde coletiva em seu interior. A questão que se coloca é, portanto, quais as finalidades concretas da atuação profissional de sanitaristas em Educação Física. Exploram-se algumas possíveis respostas, recorrendo-se, como elementos de aplicação, a projetos de doutorado desenvolvidos por componentes do Grupo de Saúde Coletiva/Epidemiologia e Atividade Física da Unicamp. Identifica-se a primeira contribuição na disponibilização dos paradigmas epidemiológicos da produção do conhecimento, o que implica no uso dos recursos e técnicas do agir e do pensar epidemiológico. Reconhecem-se também os benefícios e limitações da atividade física para a saúde, além do manejo das especificidades da educação sanitária, destacando-se, ao final, a concepção da Saúde enquanto bem público.

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Biografia do Autor

Aguinaldo Gonçalves, UNICAMP
Bolsista, além de sucessivas vezes da Organização Mundial da Saúde, das Instituições culturais italiana, francesa e americana, estagiou durante quinze anos, com subsídios do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (em todas as categorias aí existentes, i.e., Iniciação Científica, Aperfeiçoamento, Pós-graduação, Produtividade em Pesquisa e Pós-Doutoral) em Serviços da Faculdade de Medicina da USP, UNESP e UNICAMP e do Instituto de Biociências da USP, além de mais de uma dezena de estágios em instituições universitárias estatais afins. No plano internacional, entre os treinamentos, contam-se o realizado no Center for Disease Control, Estados Unidos, o no Hôpital Claude Bernard, Paris-França, o no Centro de Pesquisas e Investigações para a América Latina em Doenças Transmissíveis, Caracas, Venezuela e o no Hansen s Disease National Center, Lousiana, Estados Unidos. Além de exercer correspondente prática clínica, desenvolveu missões oficiais e não governamentais de curta duração, em vários países, destacadamente Índia, Estados Unidos, França, Venezuela e Costa Rica. Assessor "STC" da Organização Panamericana da Saúde por repetidas vezes, atuou como consultor da CAPES/MEC, da SEED/MEC e da SDC/CNPq, bem como especialista da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação. Foi diretor de divisão técnica nacional do Ministério da Saúde por vários anos e dirigente da área de Saúde do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, onde coordenou, entre outros, os programas de Saúde Coletiva, Doenças Endêmicas e Educação Física. Em instituições desta natureza, bem como nas respectivas sociedades científicas, ocupou cargos de direção, por repetidas vezes. Professor Titular habilitado da Escola Nacional de Saúde Pública, desenvolveu exercício regular da docência na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, além de outras tantas instituições de ensino superior, em cursos de Medicina, Odontologia, Psicologia, Biologia e Educação Física, tanto a nível de graduação, quanto de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). Participou do desenvolvimento de 49 produtos tecnológicos e dezenas de projetos de pesquisa apoiados por financiamentos nacionais e internacionais. Orientou dezenas de trabalhos de iniciação científica e de conclusão de graduação e especialização. Recebeu diferentes prêmios e/ou homenagens de natureza acadêmica . Em suas atividades profissionais interagiu com várias centenas de colaboradores em co-autorias de mais de duas centenas de trabalhos científicos. Registra-se, destacadamente, a particular atuação ocorrida pela participação e coordenação de projetos de ensino, pesquisa e extensão em serviços de natureza interdisciplinar e multi-institucional, com recursos de instituições nacionais (CNPq e FAPESP) e internacionais. Editor de revistas científicas, tem sido consultor editorial de numerosas delas bem como de diversos órgãos de fomento à pesquisa. Em sua instituição atual, exerceu , entre outras, funções de Coordenador de Extensão, Chefe de Departamento e membro de colegiados diretivos, bem como responsável por cursos de formação de especialistas, coordenação de linhas de pesquisa de pós-graduação e numerosas disciplinas. Distinguido, por sua produtividade trienal, com o Prêmio de Mérito Acadêmico Dr. Zeferino Vaz , atua em áreas de Saúde Coletiva e Ciências do Esporte integradamente. Professor Titular e Decano de Unidade da Unicamp, é atualmente coordenador de Grupo de Pesquisa certificado no Diretório Lattes do CNPq e de área de concentração, compondo Comissão de Pós-Graduação e a Comissão Central de Pesquisa da Universidade. Docente NERD-6 de curso de Pós-graduação, mestrado e doutorado, é membro de duas linhas de pesquisa do Programa, orientando doutorandos e mestrandos Currículo Lattes
Publicado
2008-05-16
Como Citar
1.
Gonçalves A. PARA QUÊ A SAÚDE COLETIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA?: REFLEXÕES DE PROFISSIONAL NA ÁREA HÁ VINTE ANOS. JPhysEduc [Internet]. 16º de maio de 2008 [citado 5º de novembro de 2025];15(1):89-3. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3433
Seção
Artigos de Opinião