AVALIAÇÃO MOTORA DE PRÉ-ESCOLARES QUE PRATICAM ATIVIDADES RECREATIVAS
Palavras-chave:
Avaliação motora, Pré-escolares, Atividades receativas
Resumo
Esta pesquisa objetivou verificar o perfil motor de crianças que nas aulas de Educação Física praticam atividades recreativas. Fizeram parte deste estudo 19 crianças (4 e 5 anos), do Centro Educacional Menino Jesus, de Florianópolis, em 2002. Utilizou-se a Escala de Desenvolvimento Motor (ROSA NETO, 2002) e um questionário direcionado aos pais para identificar os tipos de atividade que as crianças do estudo realizavam fora do período escolar. Com relação aos testes motores, a média de idade cronológica encontrada foi 57,21 meses (± 6,48). As áreas de motricidade global, equilíbrio, organização espacial e temporal encontraram-se dentro da faixa de normalidade para a idade estudada. Entretanto, nas áreas de motricidade fina e esquema corporal, notou-se considerável atraso em relação à idade cronológica. O quociente motor geral dessas crianças foi, em média, 95,64 (perfil normal médio). Com relação ao questionário, o número devolvido foi insuficiente, não permitindo assim fazer afirmações concretas. Sugere-se ainda um estudo dos contextos escola e casa, para observação aprofundada das atividades desenvolvidas dentro e fora da aula.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Publicado
2008-05-27
Como Citar
1.
Crippa LR, Souza JM de, Simoni S, Rocca RD. AVALIAÇÃO MOTORA DE PRÉ-ESCOLARES QUE PRATICAM ATIVIDADES RECREATIVAS. JPhysEduc [Internet]. 27º de maio de 2008 [citado 13º de setembro de 2025];14(2):13-0. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3465
Edição
Seção
Artigos Originais
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.