EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE NO BRASIL: PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO PROFISSIONAL
Palavras-chave:
Formação Profissional, Educação Física. Esporte
Resumo
A formação profissional em Educação Física caracteriza-se como um campo de tendências contraditórias, direcionadas para a manutenção e reprodução dos padrões tradicionais de valores, e ao mesmo tempo assume a tendência de promover mudanças. Na tentativa de contribuir na discussão sobre as novas diretrizes curriculares, o objetivo deste estudo foi analisar, a partir da literatura especializada em algumas concepções epistemológicas emergentes na área, as tendências para a formação e intervenção profissional identificadas nos currículos dos cursos de graduação em Educação Física. Convém destacar que os currículos dos cursos de Educação Física têm sido elaborados a partir da autonomia cedida às instituições pela Resolução nº. 03/CES/CNE/1987. Esta autonomia também se apóia na ausência de consenso entre os profissionais de Educação Física no que diz respeito à definição do campo de investigação e ao objeto de estudo. Assim, a adequação da formação para o profissional atuar de forma satisfatória nos múltiplos subcampos de intervenção tem sido inevitável, em virtude das limitações temporais estabelecidas à formação inicial e para que cada instituição possa enfatizar uma determinada área, conforme o perfil do profissional desejado. As discussões realizadas neste estudo se direcionam para temas emergentes, relativos às diferentes perspectivas da Educação Física que contemplam a interdisciplinaridade e a superação, na formação profissional, da dicotomia especialistas X generalistas. Deverão ainda contribuir para a revisão dos discursos relativos ao corpo, esporte-produto e indústria de lazer.Downloads
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Publicado
2008-05-28
Como Citar
1.
Virtuoso Junior JS, Araújo LCG de, Sartori RF, Nascimento JV do. EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE NO BRASIL: PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO PROFISSIONAL. JPhysEduc [Internet]. 28º de maio de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];14(1):17-0. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3477
Edição
Seção
Artigos Originais
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