A CENTRALIDADE ANALÍTICA DA CATEGORIA TRABALHO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Trabalho, Corpo, Educação Física
Resumo
O objetivo deste trabalho é levantar questões sobre a necessidade de se retomar a centralidade da categoria Trabalho para as análises em Educação Física. Com o surgimento das novas tecnologias produtivas baseadas na microeletrônica, a tendência de se questionar a centralidade desta categoria ganhou força, provocando reações tanto na Sociologia do Trabalho (Antunes, 2000, 2002) quanto na área de Trabalho e Educação, com as análises de Frigotto (1997,1998, 2001) e Kuenzer (1998). Com base nesses e em outros estudos, elaborou-se uma visão histórica da relação entre trabalho e Educação Física para, na segunda parte, problematizar essa relação na atualidade. A pesquisa mostrou que a categoria Trabalho deve fazer parte do repertório analítico dos professores de Educação Física para que esses não acabem endossando, com suas análises, relações sociais que inviabilizem qualquer preocupação com uma sociedade e uma educação efetivamente omnilateral.Downloads
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Publicado
2008-05-28
Como Citar
1.
Herold Junior C. A CENTRALIDADE ANALÍTICA DA CATEGORIA TRABALHO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA. JPhysEduc [Internet]. 28º de maio de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];14(2):85-. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3634
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Artigos de Revisão
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