A CENTRALIDADE ANALÍTICA DA CATEGORIA TRABALHO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Carlos Herold Junior UNICENTRO
Palavras-chave: Trabalho, Corpo, Educação Física

Resumo

O objetivo deste trabalho é levantar questões sobre a necessidade de se retomar a centralidade da categoria Trabalho para as análises em Educação Física. Com o surgimento das novas tecnologias produtivas baseadas na microeletrônica, a tendência de se questionar a centralidade desta categoria ganhou força, provocando reações tanto na Sociologia do Trabalho (Antunes, 2000, 2002) quanto na área de Trabalho e Educação, com as análises de Frigotto (1997,1998, 2001) e Kuenzer (1998). Com base nesses e em outros estudos, elaborou-se uma visão histórica da relação entre trabalho e Educação Física para, na segunda parte, problematizar essa relação na atualidade. A pesquisa mostrou que a categoria Trabalho deve fazer parte do repertório analítico dos professores de Educação Física para que esses não acabem endossando, com suas análises, relações sociais que inviabilizem qualquer preocupação com uma sociedade e uma educação efetivamente omnilateral.

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Biografia do Autor

Carlos Herold Junior, UNICENTRO
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1995), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2000) e doutorado em educação pela Universidade Federal do Paraná (2006) com período sanduíche na Universidade de Estrasburgo. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Guarapuava-PR. Tem experiência na área de Fundamentos da Educação, com ênfase em História da Educação, realizando pesquisas sobre as relações históricas entre trabalho, corpo, educação, educação física e pensamento educacional moderno Currículo Lattes
Publicado
2008-05-28
Como Citar
1.
Herold Junior C. A CENTRALIDADE ANALÍTICA DA CATEGORIA TRABALHO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA. JPhysEduc [Internet]. 28º de maio de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];14(2):85-. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3634
Seção
Artigos de Revisão