O ATLETISMO DE ALTA COMPETIÇÃO EM PORTUGAL: ESTUDO DA QUALIDADE EM AGENTES DESPORTIVOS

  • Abreu Matos UTL
  • Abel Correia UTL
Palavras-chave: Alta competição, Atletismo, Qualidade, Serviço, Satisfação

Resumo

O presente estudo, ao avaliar a satisfação dos praticantes de Atletismo com estatuto de alta competição e respectivos treinadores, vem determinar a qualidade da produção do serviço que lhe está afecto. O objectivo operacional que dá corpo à alta competição --- resultados e classificações de excelência --- está condicionado à existência de um serviço assente numa gestão estratégica de qualidade. Nesta conformidade, o estudo foi dirigido para o conhecimento dos níveis de satisfação daqueles para quem o subsistema está orientado, contribuindo, deste modo, para a melhoria tanto das políticas a desenvolver como do serviço que se encontra organizado em seu redor. As conclusões ditadas pela auscultação aos atletas com estatuto de alta competição e seus treinadores pessoais, no decurso do ciclo olímpico de Sydney, apontam para um nível global de satisfação médio. De acordo com os resultados da investigação realizada, os inquiridos consideram que a federação: 1- tem dado cumprimento aos requisitos emergentes para a alta competição, possuindo os seus responsáveis uma razoável capacidade de liderança; 2- tem aplicado criteriosamente os recursos disponíveis, sendo que os constrangimentos existentes não provocam uma relação causal com os objectivos técnicos que se perseguem; 3- tem providenciado esforços de forma medianamente efectiva no que respeita à modernização dos processos de funcionamento do serviço de alta competição; 4- tem um pouco eficiente relacionamento interpessoal com os atletas e treinadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2008-05-28
Como Citar
1.
Matos A, Correia A. O ATLETISMO DE ALTA COMPETIÇÃO EM PORTUGAL: ESTUDO DA QUALIDADE EM AGENTES DESPORTIVOS. JPhysEduc [Internet]. 28º de maio de 2008 [citado 5º de novembro de 2025];13(2):7-17. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3650
Seção
Artigos Originais