PANORAMA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA DÉCADA DE 90: ANÁLISE DOS RESUMOS DE DISSERTAÇÕES E TESES
Palavras-chave:
Pesquisa, Metodologia, Educação Física
Resumo
A produção científica em Educação Física no Brasil sofreu sensível avanço com a criação dos cursos de Mestrado e Doutorado. Na década de 80, esta produção privilegiava as abordagens empírico-analíticas. Entretanto, a década de 90 representou uma mudança nos paradigmas teóricos da Educação Física, com a incorporação de diferentes discursos pedagógicos, filosóficos e sociais. Objetivou-se, neste estudo, verificar se a tendência anteriormente detectada se manteve na década de 90, apesar destes novos rumos teóricos. A pesquisa foi baseada na análise dos resumos de dissertações e teses publicados pelo NUTESES. Detectou-se que: as abordagens empírico-analíticas representaram 56,5% dos resumos; as abordagens fenomenológico-hermenêuticas demonstraram sensível progresso (42%); as abordagens crítico-dialéticas constituíram apenas 1,5% dos resumos; USP e UFSM lideram as produções empírico-analíticas; UGF e UNICAMP lideram as fenomenológico-hermenêuticas.Downloads
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Publicado
2008-05-28
Como Citar
1.
Lüdorf SMA. PANORAMA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA DÉCADA DE 90: ANÁLISE DOS RESUMOS DE DISSERTAÇÕES E TESES. JPhysEduc [Internet]. 28º de maio de 2008 [citado 30º de setembro de 2025];13(2):19-5. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3651
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Seção
Artigos Originais
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