PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM GINÁSTICA ESCOLAR: A PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA EM AÇÃO

  • Telma Adriana Pacifico Martineli UEM
Palavras-chave: Educação Física, Ginástica, Prática pedagógica reflexiva

Resumo

Este artigo objetiva contribuir com as reflexões em Educação Física, apresentando uma experiência pedagógica reflexiva. Adotou-se como referencial teórico-metodológico a investigação-na-ação (ELLIOTT, 1994) mediada pela prática reflexiva (SCHÖN, 2000), por meio da observação, intervenção pedagógica e entrevistas. Tomei dois exemplos de aula cujo objetivo centrava-se em produzir conhecimento escolar. No processo reflexivo ficou evidenciado que os alunos deram os primeiros passos para a construção do conhecimento em Educação Física e reelaboraram conceitos do cotidiano, avançando na direção do conceito científico (VYGOTSKI, 1998). Os resultados indicam que, apesar da complexidade, dos conflitos e das contradições presentes no interior da instituição escolar, desenvolvendo-se a prática pedagógica reflexiva é possível produzir conhecimento em Educação Física/ginástica, a partir do enfrentamento da realidade e do estabelecimento de rupturas. A investigação na ação mediada pela reflexão proporcionou momentos valiosos para analisar a realidade escolar, buscar meios para intervir nessa realidade e repensar a formação inicial de professores de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Telma Adriana Pacifico Martineli, UEM
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1989) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2001). Atualmente é professo não-titular da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: manifestações da cultura corporal (ginástica, jogos, brincadeiras e dança) e prática pedagógica Currículo Lattes
Publicado
2008-06-04
Como Citar
1.
Martineli TAP. PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM GINÁSTICA ESCOLAR: A PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA EM AÇÃO. JPhysEduc [Internet]. 4º de junho de 2008 [citado 13º de setembro de 2025];13(2):157-6. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3714
Seção
Artigos de Revisão