O EIXO MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE PLANEJAMENTO

  • Joceli do Carmo Knebel da Costa PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
  • Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira UEM
Palavras-chave: Educação física, Educação infantil, Criança, Planejamento

Resumo

O presente trabalho caracterizou-se como sendo do tipo bibliográfico e teve como objetivo a estruturação de uma proposta de planejamento para o componente curricular Educação Física, o eixo “movimento” na Educação Infantil. O estudo traz discussões sobre a Educação infantil, destaca as características motoras, biológicas e sociais das criança dos 4 aos 6 anos e sugere uma organização de conteúdos a serem desenvolvidos nessa etapa educacional. Para auxiliar no desenvolvimento infantil, é necessário que o profissional de Educação Física conheça seus alunos, suas necessidades e interesses para poder lhes proporcionar um ambiente rico em experiências que favoreçam a construção de seres humanos participantes e críticos e que tenham autonomia em relação ao mundo motor.

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Biografia do Autor

Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira, UEM
Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Norte do Paraná (1979), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor Associado nível C da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e Metodologia da Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional, currículo, atividade física e saúde, educação física escolar, atividade física e obesidade. É consultor do INEP - SESu - MEC para o ENADE e comissões de autorização e reconhecimento de cursos em educação física. Currículo Lattes
Publicado
2008-06-04
Como Citar
1.
Costa J do CK da, Oliveira AAB de. O EIXO MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE PLANEJAMENTO. JPhysEduc [Internet]. 4º de junho de 2008 [citado 18º de setembro de 2025];13(1):115-21. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3735
Seção
Artigos Originais