IDENTIDADE CULTURAL E INFÂNCIA EM UMA EXPERIÊNCIA CURRICULAR INTEGRADA A PARTIR DO RESGATE DAS BRINCADEIRAS AÇORIANAS

  • Alexandre Fernandez Vaz UFSC/CNPq
  • Leila Peters UFSC
  • Cristina Doneda Losso PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS
Palavras-chave: Ensino fundamental, Educação física, Brincadeiras açorianas

Resumo

Apresentam-se aspectos de uma experiência curricular integrada com uma terceira série do ensino fundamental de um colégio público de Florianópolis, Santa Catarina, que teve como tema a cidade. No que diz respeito à Educação Física, tomou-se em conta as brincadeiras açorianas, articulando memória e história. As dezoito aulas realizadas em 2000, foram observadas de forma participativa, a partir de instrumento específico. As atividades tiveram início com uma visita ao Museu do Brinquedo da UFSC, quando as crianças observaram as esculturas do artista Franklin Cascaes sobre as brincadeiras açorianas. Várias delas foram organizadas e experimentadas pelas crianças. A análise dos dados permite destacar as seguintes questões, fundamentais na construção das identidades infantis contemporâneas: (1) a re-elaboração da memória, do imaginário coletivo e das identidades relativas às práticas corporais de tradição açoriana; (2) os diferentes lugares da infância; (3) os diferentes tempos de ensino-aprendizagem; (4) as distintas e oscilantes expressões de gênero.

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Biografia do Autor

Alexandre Fernandez Vaz, UFSC/CNPq
Licenciado em Educação Física (UDESC); Mestre em Educação (UFSC); Doutor em Ciências Humanas e Sociais (Uni Hannover, Alemanha); Professor dos Programa de Pós-graduação em Educação, Inderdisciplinar em Ciências Humanas e em Educação Física/UFSC; Editor da Revista Brasileira de Ciências do Esporte; Pesquisador CNPq (Fundamentos da Educação) Currículo Lattes
Publicado
2008-06-04
Como Citar
1.
Vaz AF, Peters L, Losso CD. IDENTIDADE CULTURAL E INFÂNCIA EM UMA EXPERIÊNCIA CURRICULAR INTEGRADA A PARTIR DO RESGATE DAS BRINCADEIRAS AÇORIANAS. JPhysEduc [Internet]. 4º de junho de 2008 [citado 13º de setembro de 2025];13(1):71-7. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3741
Seção
Artigos Originais