ESTRUTURAÇÃO DA CAPOEIRA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

  • Sérgio Augusto Rosa de Souza Lar Santa Maria de Semide
  • Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira UEM
Palavras-chave: capoeira, conteúdo da Educação Física, ensino fundamental e médio

Resumo

A capoeira nasceu nas senzalas, como luta de libertação da classe dominada contra o regime de escravidão existente na época. Foi perseguida, e, no plano de resistência ideológica, agrediu, por muitos anos, os códigos das culturas dominantes. Hoje, encontra-se presente em diversos segmentos sociais do mundo, sendo realidade sua prática no ensino fundamental, médio e superior. Entretanto, trata-se de um conteúdo pedagógico pouco estudado e fundamentado em sua estrutura técnica e cultural para o cotidiano escolar. Este estudo objetivou a estruturação da capoeira como conteúdo da Educação Física escolarno ensino fundamental e médio. Na introdução, buscamos apresentar e justificar a capoeira como conteúdo que pode ser contemplado nas escolas. Em um segundo momento, apresentamos alguns aspectos da capoeira que devem ser observados na disciplina Educação Física, possibilitados pela estruturação proposta pelos autores. Finalizamos com a exemplificação de uma aula de capoeira para a 1a série do ensino fundamental, baseada em uma proposta aberta e problematizadora de ação pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sérgio Augusto Rosa de Souza, Lar Santa Maria de Semide
Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá/UEM/Brasil. Pós-graduado em Educação Física Escolar/UEM/Brasil, com monografia na temática "Estruturação da Capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar". É mestre de capoeira e tem atuado nos diversos níveis educacionais com a modalidade e outras manifestações culturais brasileiras em escolas, associações, instituições de atendimento com crianças em risco social, minorias étnicas e infantários de diversos países como: Portugal, Espanha, Itália, França e Inglaterra. Mestrando em Lazer e Desenvolvimento Local pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra - Portugal. Tem desenvolvido sua investigação na temática da Mobilidade Estudantil no ensino superior, tendo como tema de sua investigação "O Lazer como estratégia de integração social e cultural dos estudantes estrangeiros da Universidade de Coimbra, provenientes da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: uma abordagem qualitativa". Tem a mobilidade estudantil, migrações, integração, lazer, espaço público, práticas culturais, multiculturalidade, identidade e quotidiano como temáticas investigadas em seu estudo Currículo Lattes
Publicado
2008-06-05
Como Citar
1.
Souza SAR de, Oliveira AAB de. ESTRUTURAÇÃO DA CAPOEIRA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. JPhysEduc [Internet]. 5º de junho de 2008 [citado 13º de setembro de 2025];12(2):43-0. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3745
Seção
Artigos Originais