AS ESTRUTURAS POLÍTICAS E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE NO ESTADO DO PARANÁ: O CASO DO ATLETISMO
Palavras-chave:
política, esporte, atletismo
Resumo
Este estudo teve por objetivo investigar as estruturas políticas e sua influência no desenvolvimento de talentos esportivos do atletismo no Estado do Paraná, tendo como suporte a teoria dos sistemas ecológicos de Bronfenbrenner (1992, 1995, 1996). O modelo do estudo foi o paradigma bioecológico, pessoa – processo – contexto – tempo. Utilizaram-se, para coleta de dados, ficha do informante, entrevista semi-estruturada e o diário de pesquisa, além de documentos. Fizeram parte do estudo talentos da modalidade de atletismo (14), familiares dos talentos (13), técnicos (7), diretores da Paraná Esporte (3) e um secretário de esportes. Para a interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo do tipo categorial, através de recortes, enumeração e categorias. Os resultados demonstraram que, em nível de governo estadual, foram evidenciados dois períodos históricos: entre 1983 e 1990, desenvolveram-se programas e projetos que instigaram o crescimento do número de talentos da modalidade de atletismo no Estado do Paraná; o segundo, entre 1991 e 1998, caracterizou-se pela falta de continuidade das políticas implantadas, desvalorizando a modalidade no Estado. Face aos resultados, chegou-se à seguinte conclusão: a dinâmica da estrutura dos governos estaduais nos diferentes períodos históricos interferiram de maneira relevante no processo de desenvolvimento dos talentos paranaenses do atletismo; dessa forma, a trajetória de desenvolvimento de cada talento é caracterizada por um processo único, que está intimamente relacionado ao processo de treinamento de vários anos, sendo dependente de estruturas administrativas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Publicado
2008-06-05
Como Citar
1.
Vieira LF, Vieira JLL. AS ESTRUTURAS POLÍTICAS E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE NO ESTADO DO PARANÁ: O CASO DO ATLETISMO. JPhysEduc [Internet]. 5º de junho de 2008 [citado 10º de novembro de 2025];12(2):7-25. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3749
Edição
Seção
Artigos Originais
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.






_1502.jpg)









