O DESPORTO COMO CAMPO DE VIVÊNCIA SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA NO HANDEBOL

  • Dourivaldo Teixeira UEM
Palavras-chave: aprendizagem sócio-motora, interação, prática esportiva

Resumo

Este estudo apresenta uma investigação sobre o nível de aprendizagem sócio-motora de alunos-atleta de handebol, com idade entre 12 e 13 anos, do sexo masculino, submetidos, de forma comparativa, aos métodos Funcional/Integrativo e Tradicional. Tem como objetivo apontar uma opção metodológica para a aprendizagem esportiva e, mais especificamente, verificar e comparar o nível de interação sócio-motora dos praticantes submetidos a essas metodologias. Concluiu-se que o handebol é uma atividade esportiva importante para a vivência social e que a metodologia Funcional Integrativa ofereceu maior possibilidade de interação social que a metodologia Tradicional, favorecendo a aprendizagem sócio-motora dos praticantes.

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Biografia do Autor

Dourivaldo Teixeira, UEM
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1981) , especialização em Educação Física Infantil pela Universidade Estadual de Maringá (1985) , especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Estadual de Maringá (1990) , mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996) , doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003) , aperfeicoamento em de Atualização Em Handebol pelo Federação Paranaense de Handebol (1978) , aperfeicoamento em Atualização de Alto Nível Em Handebol pelo Federação Paranaense de Handebol (1982) , aperfeicoamento em Aprendizagem Motora pela Universidade Estadual de Maringá (1991) , aperfeicoamento em O Ensino da Educação Física Concepções Abertas pela Universidade Estadual de Maringá (1991) , aperfeicoamento em Handebol Fundamentos Teórico Prático e Musculação pelo Associação dos Professores de Educação Física do Paraná (1992) , aperfeicoamento em Handebol de Alto Nível e Psicologia Desportiva pelo Confederação Brasileira de Handebol (1993) , aperfeicoamento em La Solidaridad Olímpica de Alto Nível de Handebol pela Comite Olímpico Internacional (1993) , aperfeicoamento em La Solidaridad Olímpica de Alto Nível de Handebol pela Comite Olímpico Internacional (1997) , aperfeicoamento em Curso Internacional de Desenvolvimento Motor pela Universidade Estadual de Maringá (1998) e aperfeicoamento em Educação Física e Desportos pela Universidade Estadual de Maringá (1979) . Atualmente é Professor Adjunto Nível C da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação Física , com ênfase em Educação Física Escolar. Atuando principalmente nos seguintes temas: Fenômeno Esportivo, Esporte Educacional Currículo Lattes
Publicado
2008-06-05
Como Citar
1.
Teixeira D. O DESPORTO COMO CAMPO DE VIVÊNCIA SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA NO HANDEBOL. JPhysEduc [Internet]. 5º de junho de 2008 [citado 13º de setembro de 2025];12(2):81-8. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3750
Seção
Artigos Originais