MOTIVOS QUE LEVAM CRIANÇAS À PRÁTICA DE ATIVIDADES MOTORAS NA ESCOLA
Palavras-chave:
Motivos, Crianças, Atividades motoras, Escola
Resumo
Esta pesquisa buscou investigar os motivos que levam crianças de 8 a 10 anos, da rede particular de ensino, de Santa Maria-RS, à prática de atividades motoras na escola. Participaram deste estudo 88 crianças de ambos os sexos (45 meninas e 43 meninos), pertencentes ao ensino fundamental. Como instrumento, utilizou-se um questionário baseado em Roberts, Spink, Pemberton, (1986). Para fins de coleta de dados, o questionário foi aplicado em grupo, em sala de aula. Para análise dos dados, utilizaram-se a estatística descritiva e as categorias internas (tarefa e ego) e externas (aprovação social e recompensa extrínseca). Com base nos resultados, chegou-se às seguintes conclusões: em relação aos motivos das crianças do sexo feminino para a prática de atividades motoras na escola, os motivos internos, relacionados ao ego, foram mais freqüentes, parecendo ser o divertimento e a distração as razões mais relevantes para este grupo; quanto aos motivos das crianças do sexo masculino para a prática de atividades motoras na escola, os mais evidenciados foram de ordem interna, relacionados com a tarefa, em que o prazer pela realização do movimento, o gosto pelo esporte e a aprendizagem nas aulas de Educação Física foram as razões mais importantes. Comparando os motivos internos e externos para a realização da prática motora, percebe-se que os de maior freqüência foram os de origem interna. Dessa forma, há evidências de que as crianças possuem os interesses voltados para a tarefa e o ego, demonstrando, assim, que o ambiente escolar, em sua estrutura física e humana, parece estar oportunizando condições para a realização das atividades motoras, bem como o encorajamento e a instrução.Downloads
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Publicado
2008-06-04
Como Citar
1.
Berleze A, Vieira LF, Krebs RJ. MOTIVOS QUE LEVAM CRIANÇAS À PRÁTICA DE ATIVIDADES MOTORAS NA ESCOLA. JPhysEduc [Internet]. 4º de junho de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];13(1):99-107. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3757
Edição
Seção
Artigos Originais
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