CREATINA, FUNÇÃO ENERGÉTICA, METABOLISMO E SUPLEMENTAÇÃO NO ESPORTE

  • Emerson Gimenes Bernardo da Silva PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ
  • Ana Maria Kelmer Bracht UEM
Palavras-chave: creatina, metabolismo, suplementação

Resumo

O trabalho teve como objetivo a realização de uma revisão bibliográfica a respeito do fenômeno de consumo da creatina pelos atletas para aperfeiçoar o treinamento físico; procurou-se verificar a necessidade ou não do seu uso e as conseqüências dessa prática. Para alcançar este objetivo, foi necessário estudar as relações entre os sistemas energéticos musculares bem como a sua regulação. Foi preciso, também, avaliar o ciclo da creatina, sua origem endógena, sua metabolização e sua conversão em creatina fosfato. Usamos a metodologia bibliográfica para coletar informações sobre o assunto em questão, utilizando livros e artigos de revistas especializadas. Esta pesquisa nos levou às seguintes conclusões: a suplementação de creatina na dieta leva ao aumento dos níveis de fosfocreatina muscular em humanos, entretanto novos experimentos terão que ser realizados, uma vez que a suplementação com creatina interfere na regulação de vias metabólicas.

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Biografia do Autor

Emerson Gimenes Bernardo da Silva, PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1999) , especialização em Administração Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Norte do Parana (2000) e mestrado em Master of Science pela Universidade Internacional (2006) . Atualmente é Técnico Desportivo da Prefeitura do Município de Maringá. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Tópicos Específicos de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Lazer, Trabalho, Capital, hegemonia, esporte e educação Currículo Lattes
Publicado
2008-06-05
Como Citar
1.
Silva EGB da, Bracht AMK. CREATINA, FUNÇÃO ENERGÉTICA, METABOLISMO E SUPLEMENTAÇÃO NO ESPORTE. JPhysEduc [Internet]. 5º de junho de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];12(1):27-3. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3762
Seção
Artigos Originais