A CONTRIBUIÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

  • Marcia Abrantes Ornelas UEM
  • Celso Souza UEM
Palavras-chave: Síndrome de Down, profissional de Educação Física, estimulação essencial

Resumo

Este estudo tem como objetivo verificar qual a contribuição do profissional de Educação Física na estimulação essencial em crianças com Síndrome de Down. Buscou-se o esclarecimento através da literatura do que é deficiência mental, Síndrome de Down, estimulação essencial, períodos de desenvolvimento infantil e como o profissional de Educação Física pode contribuir na estimulação essencial. Trata-se de um estudo descritivo, cuja população constou de 6 profissionais de Educação Física que atuam na área crianças com Síndrome de Down na região de Maringá. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas, o qual foi testado quanto à validade, objetividade e clareza de linguagem. A maioria dos sujeitos afirmam ser de suma importância o trabalho de estimulação essencial em crianças com Síndrome de Down, destacando que o profissional de Educação Física contribui muito em todos os aspectos, se especializado.

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Biografia do Autor

Celso Souza, UEM
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (1970) , graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1979) , especialização em Especialização Em Ensino da Educação Física na Uni pelo Fundação Universidade Estadual de Maringá (1981) e mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1983) . Atualmente é PROFESSOR ADJUNTO TIDE do Fundação Universidade Estadual de Maringá. Atuando principalmente nos seguintes temas: ATITIUDE DOS ALUNOS DA UEM Currículo Lattes
Publicado
2008-06-06
Como Citar
1.
Ornelas MA, Souza C. A CONTRIBUIÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN. JPhysEduc [Internet]. 6º de junho de 2008 [citado 13º de setembro de 2025];12(1):77-8. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3779
Seção
Artigos Originais