Aproximações entre a roda de capoeira e o coro ditirâmbico nos rituais dionisíacos da Grécia antiga

  • Renan Almeida Barjud Universidade Estadual de Campinas
  • Fidel Machado de Castro Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Odilon José Roble Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Roda de capoeira. Coro ditirâmbico. Nietzsche

Resumo

Um dos fenômenos brasileiros que reserva mais possibilidades de interpretação é, sem dúvida, a arte performática da capoeira. Isso por ela adquirir um caráter polissêmico que possui características da dança, da luta, do jogo, do ritual e do espetáculo. Nossa pesquisa, fundamentada no método estético filosófico, buscou identificar sentidos semelhantes entre os coros ditirâmbicos do culto a Dioniso e o fenômeno da roda de capoeira. Buscamos referência, em especial, na análise de Nietzsche (1844 – 1900), que nos mostra como os rituais dionisíacos representavam, para o povo grego, mais do que mera distração ou dogma religioso, configurando-se como um elemento central na relação entre o homem e a natureza, o homem e o divino, o homem e seu semelhante. Nossas interpretações nos levaram a identificar principalmente três congruências, a saber: uma orientação estética circular, um sentido do ecstasis da cena e, como ponto chave, a quebra do princípio de individuação. Por essas possibilidades de interpretações cruzadas, identificamos que, por mais que a capoeira tenha sofrido transformações acerca do seu potencial estético, ela ainda mantém elementos que apresentam características próximas à potência dionisíaca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renan Almeida Barjud, Universidade Estadual de Campinas

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Filosofia e Estética do Movimento (Unicamp). Professor da Rede Municipal de Campinas. Professor de Capoeira. 

 

Fidel Machado de Castro Silva, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Filosofia e Estética do Movimento (Unicamp).

Odilon José Roble, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Filosofia pela PUC de Campinas, graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor do Departamento de Educação Física e Humanidades da Faculdade de Educação Física da Unicamp. Desenvolve pesquisas sobre Filosofia e Estética do movimento e da Dança.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
1.
Barjud RA, Silva FM de C, Roble OJ. Aproximações entre a roda de capoeira e o coro ditirâmbico nos rituais dionisíacos da Grécia antiga. JPhysEduc [Internet]. 18º de maio de 2018 [citado 30º de novembro de 2025];29(1):e-2948. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/37817
Seção
Aspectos pedagógicos e culturais