EFEITO DO TREINAMENTO FÍSICO, BASEADO EM AVALIAÇÃO ERGOESPIROMÉTRICA, NA CAPACIDADE AERÓBIA DE ATLETAS DE VOLEIBOL - TREINAMENTO FÍSICO EM VOLEIBOLISTAS
Palavras-chave:
treinamento físico, voleibol, limiares ventilatórios
Resumo
A prescrição de treinamento físico (TF), baseada nos limiares ventilatórios determinados por avaliações ergoespirométricas, tem sido muito útil para atletas. O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito de um curto período de TF, baseado nos limiares ventilatórios na capacidade física de jogadores de voleibol. Seis jogadores de voleibol (25±4 anos) do sexo masculino foram estudados durante a fase competitiva do Campeonato Estadual. Os jogadores foram submetidos a duas avaliações ergoespirométricas máximas em esteira, com um intervalo de três meses. Nesse período, o treinamento aeróbio foi desenvolvido numa intensidade entre o limiar anaeróbio e o ponto de compensação respiratória, e o treinamento anaeróbio foi realizado em uma intensidade acima do ponto de compensação respiratória. O TF causou um aumento significante no consumo máximo de oxigênio (48,0±2,9 vs. 51,0±3,1 ml.kg.-1min-1, p < 0,05), mas sem alteração significante na potência máxima, frequência cardíaca máxima e ventilação máxima. Os valores de consumo de oxigênio e freqüência cardíaca, nos quais os limiares ventilatórios foram atingidos, tenderam a ser mais elevados após o TF. Concluindo, um curto período de três meses de TF, baseado nos limiares ventilatórios, parece ser efetivo para elevar o consumo máximo de oxigênio em jogadores de voleibol e, além disso, tende a elevar os limiares ventilatórios.Downloads
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Publicado
2008-06-06
Como Citar
1.
Nunes N, Kalozdi R, Amaral SL do, Proença JE de, Braga AMW, Alves MJNN, Negrão CE, Forjaz CL de M. EFEITO DO TREINAMENTO FÍSICO, BASEADO EM AVALIAÇÃO ERGOESPIROMÉTRICA, NA CAPACIDADE AERÓBIA DE ATLETAS DE VOLEIBOL - TREINAMENTO FÍSICO EM VOLEIBOLISTAS. JPhysEduc [Internet]. 6º de junho de 2008 [citado 16º de setembro de 2025];11(1):27-2. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3787
Edição
Seção
Artigos Originais
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