DANÇAS DE ORIXÁS E EDUCAÇÃO FÍSICA: DELINEANDO PERSPECTIVAS A PARTIR DOS RITUAIS DE CANDOMBLÉ

  • Larissa Michelle Lara UEM
Palavras-chave: danças de orixás, educação física, manifestações culturais

Resumo

O objetivo deste estudo é configurar o cenário da dança em terreiros de candomblé, buscando transposições do ritual para o educacional. Por meio de pesquisa bibliográfica, aliada à pesquisa de campo e ao relato de experiência, foi possível compreender a dança e seu sentido mítico, bem como a gestualidade sagrada do ser dançante. As observações realizadas em terreiros de candomblé na cidade de Campinas, os referenciais teóricos, bem como a experiência concretizada com alunos do curso de graduação em Educação Física da Unicamp, possibilitaram-nos delinear perspectivas de trabalho com danças de orixás no setor educacional. Pudemos constatar que a riqueza gestual, mitológica e cultural dessas danças podem ser concretizadas nas aulas de Educação Física a partir de temas geradores, sendo os terreiros de candomblé um importante laboratório de pesquisa. O trabalho com danças de orixás representaria uma forma de concretização de novas visualizações acerca de manisfestações culturais ainda inferiorizadas, contribuindo para a diminuição dos preconceitos no meio acadêmico e para o estreitamento da relação universidade-sociedade.

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Biografia do Autor

Larissa Michelle Lara, UEM
Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2004), mestrado em Educação Física pela UNICAMP (1999), especialização em Educação Física Infantil pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1997) e graduação em Educação Física pela UEM (1995). Atualmente é professora Adjunto-tide B do Departamento de Educação Física da UEM, líder do Grupo de Pesquisa em Corpo, Cultura e Ludicidade - DEF/UEM/CNPq e membro do Grupo de Estudos em Filosofia, Modernidade e Educação - GEFIME/UNICAMP. Suas pesquisas voltam-se para os estudos socioculturais e pedagógicos em Educação Física por meio da investigação de fenômenos da cultura de movimento a partir do viés das ciências humanas e sociais, tendo como enfoques: o corpo (dimensão filosófico-antropológica), a cultura popular (danças, atores sociais, caracterização), as manifestações corporais (jogos, brincadeiras, danças e ginásticas) e a educação física (dimensão educacional). Currículo Lattes
Publicado
2008-06-06
Como Citar
1.
Lara LM. DANÇAS DE ORIXÁS E EDUCAÇÃO FÍSICA: DELINEANDO PERSPECTIVAS A PARTIR DOS RITUAIS DE CANDOMBLÉ. JPhysEduc [Internet]. 6º de junho de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];11(1):59-7. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3792
Seção
Artigos Originais