A ATIVIDADE LÚDICA INFANTIL E SUAS POSSIBILIDADES

  • Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida UFPA
  • Viktor Shigunov UFSC
Palavras-chave: jogos, brincadeiras, atividades lúdicas

Resumo

A brincadeira sempre esteve presente na vida da criança, contribuindo para o seu processo de desenvolvimento. Dessa forma, buscou-se o entendimento do significado, as possibilidades e controvérsias do jogo, a partir de diferentes enfoques. Utilizando-se de uma revisão bibliográfica, partiu-se de uma definição de termos como jogo, brincadeira e brinquedo, para melhor compreensão do assunto. Em seguida, analisou-se a evolução da brincadeira em diferentes fases do desenvolvimento da criança, na visão de alguns autores tais como Piaget e Vygotski, bem como o brinquedo enquanto objeto e suas qualidades, na tentativa de compreender a atividade lúdica infantil nos dias atuais, diante da subordinação à industrialização e ao avanço tecnológico. Dentre os pontos destacados, ressaltam-se os benefícios da atividade lúdica e os prejuízos de sua ausência. Deve-se proporcionar à criança momentos desta atividade e uma educação para usufruí-la nas diversas fases de sua vida, de maneira a atender suas necessidades intrínsecas. Deve-se destacar que o contato com a variedade de brinquedos estimula a ação, a representação e a imaginação da criança, ajudando-a até a superar diferentes barreiras e proporcionando o desenvolvimento da criatividade.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida, UFPA
Possui graduação em Educação Fìsica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1984); Especialiista em Psicomotricidade Relacional Sistêmica, pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação/IBMR (1986); Especialista em Psicomotricidade Relacional Sistêmica, pela Clínica de Terapia Integrada, Curitiba/PR (1998); Mestre em Educacao Fisica pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2000) e Doutora em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Ùmido pela Universidade Federal do Pará/UFPA (2005). Atualmente é Professora do Curso de Educação Física e encontra-se como Vice-Coordenadora do Campus Universitário de Castanhal, da Universidade Federal do Pará. Atua na área de Educação Física, principalmente em: educação física escolar( didática e formação docente, metodologia do ensino da educação física, jogos), lazer e recreação; políticas públicas; esportes de aventura e meio ambiente Currículo Lattes
Publicado
2008-06-06
Como Citar
1.
Almeida ACPC de, Shigunov V. A ATIVIDADE LÚDICA INFANTIL E SUAS POSSIBILIDADES. JPhysEduc [Internet]. 6º de junho de 2008 [citado 5º de novembro de 2025];11(1):69-6. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3793
Seção
Artigos Originais