A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO NOTURNO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MARINGÁ
Palavras-chave:
Educação Física, ensino noturno, metodologia de ensino
Resumo
O presente estudo caracterizou-se como do tipo descritivo e teve como objetivo analisar a situação do desenvolvimento da educação física do ensino noturno nas escolas públicas de Maringá. Foram entrevistados 17 (71%) docentes atuantes no ensino noturno de 13 (76%) estabelecimentos públicos de ensino que oferecem a educação física no período noturno. Como instrumento, utilizou-se de uma entrevista semi-estruturada, com indicadores que abordavam desde os aspectos pessoais dos entrevistados até suas práticas no desenvolvimento da disciplina no cotidiano da escola. Os dados indicaram que os profissionais que atuam no ensino noturno possuem formação acadêmica em nível de pós-graduação stricto e lato-sensu, entretanto, desenvolvem uma prática pedagógica refratária e descontextualizada, sendo, portanto, necessária a aplicação de medidas que visem estudos mais aprofundados para suporte ao enfrentamento das atuais necessidades do ensino, com o propósito de torná-lo efetivo e útil a todos que dele participam.Downloads
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Publicado
2008-06-06
Como Citar
1.
Oliveira AAB de, Lisboa G. A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO NOTURNO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MARINGÁ. JPhysEduc [Internet]. 6º de junho de 2008 [citado 13º de setembro de 2025];11(1):157-65. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3803
Edição
Seção
Artigos Originais
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