CULTURA CORPORAL NO COTIDIANO DE CRIANÇAS MARINGAENSES: O CASO DE ALUNOS DO COLÉGIO <em>DR. GASTÃO VIDIGAL</em>

  • Ivan Marcelo Gomes UEM
  • Verônica Regina Müller UEM
Palavras-chave: cultura, educação física, cotidiano

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relacionar a cultura corporal das crianças em suas residências com a da escola, enfocando principalmente as aulas de educação física. O modelo de pesquisa adotado foi o estudo de caso, sendo que o método utilizado para o seu desenvolvimento foi a entrevista semi-estruturada com pais, alunos e a professora da turma. Também foram utilizadas filmagens do cotidiano das crianças e das aulas de educação física, relacionando, desta forma, os dados coletados com a revisão bibliográfica. Após esta análise, identificamos uma grande influência da indústria cultural na cultura corporal das crianças, tanto na escola como fora dela, transmitindo, desta forma, valores hegemônicos na realização destas práticas. Identificamos também que as aulas de educação física passam por este mesmo processo, não abordando de forma crítica os conteúdos apresentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Verônica Regina Müller, UEM
Possui graduação em Licenciatura Plena: Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), mestrado em Métodos e Técnicas de Ensino pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986) e doutorado em História da Educação Social Contemporânea - Universidad de Barcelona (1996). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Maringá (Graduação de Educação Física e Mestrado em Educação). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: história da infância, culturas infantis, brincadeiras, direitos da infância e adolescência, fundamentos históricos e filosóficos da educação física brasileira. Currículo Lattes
Publicado
2008-06-07
Como Citar
1.
Gomes IM, Müller VR. CULTURA CORPORAL NO COTIDIANO DE CRIANÇAS MARINGAENSES: O CASO DE ALUNOS DO COLÉGIO <em>DR. GASTÃO VIDIGAL</em&gt;. JPhysEduc [Internet]. 7º de junho de 2008 [citado 10º de setembro de 2025];10(1):23-1. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3810
Seção
Artigos Originais