DA FORÇA FÍSICA À ESTÉTICA CORPORAL: AS MUDANÇAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS RETRATADAS NO CORPO

  • Vilson Aparecido da Mata UFPR
Palavras-chave: trabalho, educação física, corpo

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo retratar as formas de entendimento do corpo em momento histórico de transição, a partir de Locke e Rousseau. Tendo em vista o recuo da oferta de emprego e o constante desenvolvimento tecnológico, percebemos que o corpo passa a ocupar um lugar diferente daquele que o caracterizou na ascensão da sociedade burguesa. Tanto em Locke quanto em Rousseau, a educação do corpo ocupa um lugar importante na formação do indivíduo; isso porque é através do trabalho corporal que se obtêm os bens materiais indispensáveis à vida naquele momento; por isso, o exercício físico é tão importante para esses autores. As transformações no processo do trabalho, da origem da sociedade burguesa até nossos dias, mostram a tendência de substituir a força física pela mecânica e valorizar as qualidades individuais, como a estética e o cuidado com o corpo. Essa tendência não se circunscreve apenas à esfera do interesse individual, mas demonstra as exigências sociais que se constroem no fazer diário dos homens ao lutar pela existência. Neste momento em que o trabalho corporal torna-se cada vez mais dispensável e a demanda por uma estética padronizada do corpo se impõe como exigência do mercado de trabalho, é necessário pensar o papel da educação e, particularmente, da educação física na formação do indivíduo e retomar os conteúdos históricos para melhor entender as formas de luta pela existência que se impõem. No corpo, estão tatuados os ideais de homem que se tem a cada momento histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vilson Aparecido da Mata, UFPR
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1991) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2000). Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de História e filosofia da Educação, com ênfase nos estudos da construção da consciência sobre o corpo, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, corpo, história, filosofia e educação Currículo Lattes
Publicado
2008-06-07
Como Citar
1.
Mata VA da. DA FORÇA FÍSICA À ESTÉTICA CORPORAL: AS MUDANÇAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS RETRATADAS NO CORPO. JPhysEduc [Internet]. 7º de junho de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];9(1):35-3. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3826
Seção
Artigos Originais