VALORES E PADRÕES DO VOCÁBULO “VELHO”: INDICADORES DE DESCENDENTES JAPONESES NO BRASIL

  • Sônia Maria Toyoshima Lima UEM
Palavras-chave: velho, padrões de valores, cultura

Resumo

O crescimento contínuo da população idosa vem sendo constatado na sociedade humana, sendo, portanto, necessário utilizar medidas tanto de ação individual quanto coletiva, numa concentração de esforços que objetive reduzir os estigmas e os preconceitos instaurados na sociedade. A longevidade tem sido significativamente aumentada, mas os preconceitos em relação ao idoso encontram-se muito presentes em nosso meio social. Na discussão dessas questões, relataremos os depoimentos de alguns indivíduos com mais de 60 anos de um grupo cultural descendente de japoneses, como dos isseis (primeira geração de japoneses no Brasil) e dos nisseis (segunda geração: filhos de japoneses nascidos no Brasil). Este estudo caracterizou-se como sendo do tipo descritivo, utilizando a bibliografia específica relacionada ao tema proposto e com aplicação de uma entrevista estruturada sobre a questão de quem é considerado velho e idoso para eles. De acordo com os resultados obtidos, um dos aspectos que nos chamaram a atenção, nas entrevistas, foi que, mesmo estando em uma sociedade chamada moderna, os descendentes de japoneses entrevistados não se consideram velhos, e não gostam de que os chamem dessa forma, contrariando conceitos e preconceitos estabelecidos sobre esta etapa da vida. A idade para eles não é relevante, mas a relevância da questão “idade” está aí instaurada e organizada de modo a conservar a forma instituída pelo meio social. Outro aspecto relevante em nosso estudo foi constatar que o importante para as pessoas idosas entrevistadas é a valorização da vida, a apreciação do dia-a-dia, desfrutar o prazer de viver. Não carregam consigo uma linguagem do declínio, mas enfatizam, sim, a valorização da vida, procurando encontrar prazeres nas coisas mais simples do cotidiano. É interessante ressaltar que, com raras exceções, eles não se sentem velhos e gostam de estar sempre ativos.

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Biografia do Autor

Sônia Maria Toyoshima Lima, UEM
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1977), Curso técnico profissionalizante em Aperfeiçoamento da Prática de Atletismo pela Escola Superior de Educação Física e Desporto de Joinville (1979), Especialização em Ensino da Educação Física para o primeiro grau pela Universidade Federal do Paraná (1982), Especialização em Educação Física para pessoas com deficiência pela Universidade Federal de Uberlândia (1992), Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1995) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora Adjunto II da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação Especial, com ênfase em Formação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, educação física adaptada e metodologia de ação docente na área da deficiência fisica Currículo Lattes
Publicado
2008-06-07
Como Citar
1.
Lima SMT. VALORES E PADRÕES DO VOCÁBULO “VELHO”: INDICADORES DE DESCENDENTES JAPONESES NO BRASIL. JPhysEduc [Internet]. 7º de junho de 2008 [citado 16º de setembro de 2025];9(1):53-9. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3828
Seção
Artigos Originais