ANÁLISE FENOMENOLÓGICA DA PERCEPÇÃO DAS EMOÇÕES EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Vilma Leni Nista-Piccolo USJT
  • Pedro José Winterstein UNICAMP
Palavras-chave: Comportamento humano, percepção emocional

Resumo

Sentimentos, sensações e emoções pertencem ao complexo fenômeno comportamento humano. Eles estão presentes em nosso dia-a-dia, acompanhando-nos em diferentes situações, como formas de manifestação e de expressão corporal. Há momentos em que não conseguimos controlar nossas próprias emoções, gerando possíveis conseqüências desagradáveis; em outros, sentimos dificuldade até mesmo, de expressar nosso sentimento. As aulas de Educação Motora, na escola, podem representar um espaço altamente significativo para estas manifestações, já que é de senso comum, que através da prática de atividades físicas "descarregam-se" emoções. Sendo assim, este trabalho busca desvelar a percepção que os professores, dessa área, têm sobre as emoções, que seus alunos expressam em situações criadas durante as aulas de Educação Motora e compará-la com a percepção dos próprios alunos. Os discursos foram colhidos através de uma pergunta geradora feita aos professores e alunos. Analisados numa abordagem fenomenológica, tentou-se clarear o fenômeno da percepção dos sujeitos sobre as emoções expressas, elencando categorias, a partir de suas descrições, interpretando-as à luz da teoria. Numa análise nomotética, os resultados são construídos, a partir das convergências e divergências existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vilma Leni Nista-Piccolo, USJT
Graduada em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1973), Bacharel Em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1978), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e Doutora em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Foi professora da Faculdade de Educação Física da Unicamp, onde desenvolveu vários projetos de pesquisa e de extensão, criou diferentes grupos de estudo e foi chefe do Departamento de Educação Motora. Atualmente é professor titular da Universidade Sao Judas Tadeu, onde coordena o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física. Coordena também a graduação em Educação Física e Esporte da Metrocamp, onde criou o Instituto do Esporte. Tem experiência na área de Educação Física escolar e na Ginástica, tema que apresenta diversas publicações. Desde 2000, quando estudou na Universidade de Harvard, tem se dedicado aos estudos da Inteligência Coporal Cinestésica. Currículo Lattes
Publicado
2008-07-01
Como Citar
1.
Nista-Piccolo VL, Winterstein PJ. ANÁLISE FENOMENOLÓGICA DA PERCEPÇÃO DAS EMOÇÕES EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. JPhysEduc [Internet]. 1º de julho de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];6(1):28-4. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3963
Seção
Artigos Originais