ESTUDO DA EVOLUÇÃO DO ESQUEMA CORPORAL DE PRÉ-ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MARINGÁ – PR
Palavras-chave:
evolução, esquema corporal e pré-escolar
Resumo
O principal propósito deste estudo foi analisar a evolução do esquema corporal e, pré-escolares de 4 à 6 anos da Rede Municipal de Ensino de Maringá. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa desenvolvimentista transversal "Cross- sectional". A população-alvo constituiu-se de pré-escolares maringaenses, de ambos os sexos, da Pré-Escola Laura Parente Bossolan. O estudo atingiu a totalidade de trinta e quatro pré-escolares, sendo 12 do sexo masculino e 22 do sexo feminino. Como instrumento de medida optou-se pela utilização de um teste de expressão gráfica (desenho do corpo) e ainda de conhecimento das partes do corpo proposto por Goodenought; e Berges – Lézime apud CONDEMARÍN et al. (1989). Com base nos resultados, pudemos chegar às seguintes conclusões: De uma forma geral, os pré-escolares apresentaram maior conhecimento no outro, quando comparados, ao conhecimento corporal em si próprios, onde mostraram uma evolução nos desenhos, dos quais, inicialmente, tinha-se uma representação do tipo LS (tetard), onde, posteriormente, foram se evidenciando tipos de desenhos mais evoluídos como o AG (geométrico de face) e o AR (proporcionado de face). As aplicações das atividade prático/ativas parecem ter grandes contribuição na formação do esquema corporal das pré-escolares, devido à oportunidade de conhecimento do próprio corpo. Ao comparar a evolução do esquema corporal entre os sexos masculinos e femininos, pode-se dizer que as meninas apresentaram evolução, onde também mostraram mais detalhes desenhados, bem como maior expressão facial.Downloads
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Publicado
2008-07-01
Como Citar
1.
Ferrari RA, Vieira LF. ESTUDO DA EVOLUÇÃO DO ESQUEMA CORPORAL DE PRÉ-ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MARINGÁ – PR. JPhysEduc [Internet]. 1º de julho de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];6(1):35-0. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3964
Edição
Seção
Artigos Originais
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