EDUCAÇÃO FÍSICA PARA DEFICIENTES AUDITIVOS: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Educação Física, Deficientes Auditivos, Coordenação Corporal
Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar a contribuição de um programa de atividades físicas no desenvolvimento da coordenação corporal de crianças deficientes auditivas, de 7 a 9 anos de idade. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa quase experimental com teor exploratório, prescindindo de grupo de controle. A amostra constituiu-se de 8 crianças deficientes auditivas, de ambos os sexos, da ANPACIM ( Associação Norte Paranaense de Áudio Comunicação Infantil), no município de Maringá – Paraná. Ao grupo foi aplicado um programa específico (36 sessões), com base na teoria da variabilidade de prática (CLIFTON, 1985). Como instrumento de medida, para avaliar a situação inicial e final da capacidade de coordenação corporal (pré e pós-teste), utilizou-se o teste KTK de KIPHARD E SCHILLING (1974). O tratamento estatístico contemplou os cálculos da média, do desvio padrão e o teste "t" de Student, para verificar possíveis diferenças significativas entre o pré e o pós-teste. De acordo com os resultados, verificou-se uma confiabilidade de 95%, como diferença significativa favorável, com relação à hipótese, confirmando-a, portanto, ao nível de p<0,05. O presente estudo sugere novas investigações comparativas e abordando outras variáveis pertinentes.Downloads
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Publicado
2008-07-01
Como Citar
1.
Spliter LAB, Pereira VR. EDUCAÇÃO FÍSICA PARA DEFICIENTES AUDITIVOS: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA. JPhysEduc [Internet]. 1º de julho de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];5(1):19-5. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3981
Edição
Seção
Artigos Originais
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