ESTUDO SOBRE OS FATORES QUE AFETAM O DESEMPENHO DO ATLETA DE HANDEBOL NAS SITUAÇÕES DE SUPERIORIDADE E INFERIORIDADE NUMÉRICA

  • Lenamar Fiorese Vieira UEM
  • José Luiz Lopes Vieira UEM
  • Darlei Landi UEM
  • Jõao Marin Mechia UEM
  • Maria Eloiza Fiorese PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
  • William Jefferson Baccon PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave: Handebol, Superioridade e Inferioridade, Desempenho Esportivo

Resumo

Este estudo objetivou determinar quais os fatores que afetam o desempenho do atleta de handebol nas situações de superioridade e inferioridade numérica. Para tanto, foram filmados e analisados 42 jogos e coletados 336 questionários. 0 estudo foi dividido em três estratos: Handebol a nível de jogos abertos do Paraná (1987), Handebol a nível de campeonato adulto Paranaense (1988) e Taça Brasil de Handebol (1989). Através da estatística descritiva pode-se constatar que a falta de preparação tática e psicológica nos treinamentos parecem ser os fatores que mais interferem nas situações de superioridade e inferioridade numérica. Sugere-se para estudos futuros um acompanhamento dos treinamentos, bem como a verificação da opinião dos técnicos.

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Biografia do Autor

Lenamar Fiorese Vieira, UEM
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1982), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1993) e doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1999). Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual de Maringá no programa de Pós graduação a nivel de mestrado em Educação Física UEM/UEL. Atua na área de Educação Física, pesquisando principalmente os seguintes temas: desenvolvimento motor, psicologia do esporte e educação física infantil Currículo Lattes
Publicado
2008-07-01
Como Citar
1.
Vieira LF, Vieira JLL, Landi D, Mechia JM, Fiorese ME, Baccon WJ. ESTUDO SOBRE OS FATORES QUE AFETAM O DESEMPENHO DO ATLETA DE HANDEBOL NAS SITUAÇÕES DE SUPERIORIDADE E INFERIORIDADE NUMÉRICA. JPhysEduc [Internet]. 1º de julho de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];2(1):39-4. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4067
Seção
Artigos Originais