DESEMPENHO EM TAREFA MOTORA FINA SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE PRÁTICA
Palavras-chave:
prática, prática mental, prática física, tarefa motora final
Resumo
Com o objetivo de analisar os efeitos dos tipos de prática no desempenho de Tarefa Motora Fina em universitários de ambos os sexos, 48 sujeitos foram aleatoriamente submetidos ao seguinte protocolo metodológico Grupo A - Pré-teste, prática mental, pós-teste, Grupo B - pré-teste, prática física, pós-teste; Grupo C - pré-teste, prática mental mais prática física, pós-teste; Grupo D - pré-teste seguido de pós-teste. Os dados foram coletados através de duas medidas: o tempo gasto e o número de erros cometidos na realização da tarefa. Os dados relativos ao tempo gasto foram tratados estatisticamente através de análise de variância. Os dados relativos ao número de erros cometidos foram tratados através de estatística não-paramétrica, da prova de KRUSKAL-WALLIS e de testes de significância de WILCOXON e U de MANNWHITNEY, todos com um nível de significância pré-estabelecido de p <= 0,05. Os resultados indicaram que os tratamentos de prática mental aliados à prática física e somente prática física obtiveram os melhores escores, tanto em relação ao erro cometido quanto ao tempo gasto na tarefa.Downloads
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Publicado
2008-07-01
Como Citar
1.
Hirai CY, Gobbi L teresa B. DESEMPENHO EM TAREFA MOTORA FINA SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE PRÁTICA. JPhysEduc [Internet]. 1º de julho de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];2(1):45-0. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4069
Edição
Seção
Artigos Originais
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