AS ATITUDES DOS UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ EM RELAÇÃO A PRÁTICA DESPORTIVA NO 3º GRAU: UM ESTUDO LONGITUDINAL

  • Juarez Vieira do Nascimento UEM
  • Celso Souza UEM
  • Christi Noriko Sonoo UEM
  • Shizue Mizuta UEM
Palavras-chave: Educação Física, Educação Física no 3º grau, Atitudes

Resumo

Este estudo teve como objetivo acompanhar o universitário durante todo o período de cumprimento das exigências curriculares da disciplina Educação Física no 3.0 grau, procurando analisar sua atitude em relação à mesma. Para isso foi necessário identificar os motivos da escolha da modalidade, constatar o grau de atitude e suas alterações nos semestres cursados da disciplina. A população foi formada por todos os universitários calouros matriculados no 2.0 semestre de 1987 e 1.0 semestre de 1988. A amostra constou de 141 alunos para o 2.0 semestre de 1987 e 247 para 1188. Considerou-se como participante do estudo o universitário que respondeu ao questionário no mínimo em três semestres de forma contínua ou intermitente. Como instrumento de medidas optou-se por questionários adaptados a partir de estudos de SOUZA (1983). 0 questionário do tipo Likert, denominado TAPRADES, com coeficiente defidedignidade de 0,87, possibilitou a análise de atitude. Os resultados evidenciaram que a maioria dos acadêmicos procura matricular-se na modalidade de que mais gosta, no seu horário disponível. A maioria dos universitários fazem opção por uma modalidade e permanecem na mesma até o cumprimento das exigências curriculares. As trocas de modalidades acontecem com maior freqüência no 2.0 semestre de ingresso na instituição Quanto ao número de semestres, a maioria optou entre 3 e 4 semestres de duração da Educação Física, e parece ser constante. Em relação à obrigatoriedade da disciplina, as opiniões foram decrescendo no passar dos semestres e, por outro lado, as opiniões desfavoráveis cresceram gradativamente. A atitude dos universitários, de uma forma geral, foi positiva na maioria dos centros da instituição, onde os aspectos social e de aptidão física foram os que mais contribuíram para este resultado, enquanto que no aspecto cognitivo muitas vezes apresentaram atitudes de indiferença, supondo-se portanto que os universitários acreditam que os conteúdos das disciplinas auxiliam mais no desenvolvimento físico e social. Metade dos universitários não modificaram a sua atitude em relação à disciplina nos semestres de duração do estudo. Dos que modificaram sua atitude, grande parte alterou para atitude mais positiva.

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Biografia do Autor

Juarez Vieira do Nascimento, UEM
Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física (1982), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) e doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade do Porto (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFSC, Membro da Comissão de Avaliadores da Área 21 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES) e Membro da Comissão de Especialistas em Educação Física do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional e Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, formação inicial, voleibol, desenvolvimento profissional e currículos e programas. Currículo Lattes
Publicado
2008-07-01
Como Citar
1.
Nascimento JV do, Souza C, Sonoo CN, Mizuta S. AS ATITUDES DOS UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ EM RELAÇÃO A PRÁTICA DESPORTIVA NO 3º GRAU: UM ESTUDO LONGITUDINAL. JPhysEduc [Internet]. 1º de julho de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];2(1):51-6. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4070
Seção
Artigos Originais