ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS JUDOÍSTICOS NA APRENDIZAGEM DO JUDÔ

  • Saray Giovana dos Santos UFSC
  • Lenamar Fiorese Vieira UEM
  • Walter Kazunori Babata Não disponível
  • Celso Takeshi Ogawa Não disponível
  • Osvaldo Yoshio Umeda Não disponível
Palavras-chave: princípios judoísticos, aprendizagem, prática do judô

Resumo

Este estudo realizou-se com objetivo de diagnosticar a aplicabilidade dos princípios judoísticos na aprendizagem do judô no estado do Paraná. Observou-se de que forma estes princípios estavam sendo transmitidos aos praticantes e como os mesmos estavam utilizando estes na prática do judô e no cotidiano. Participaram desta pesquisa 37 praticantes da categoria senior, 46 da categoria júnior e 10 técnicos, todos pertencentes a F. Pr. J. O instrumento de medida utilizado foi um questionário para técnicos e outro para praticantes, compostos por questões abertas e fechadas. Os mesmos foram aplicados nas competições após a pesagem dos atletas. Este estudo teve a duração de 19 meses. Após este período, pudemos chegar às seguintes conclusões: - Que tanto técnico como praticantes são conscientes que o judô possui uma filosofia, porém não apresentam conhecimentos dos princípios do judô que são os aspectos primordiais da tal filosofia. - Não foi possível determinar exatamente a metodologia utilizada pelos técnicos para transmitirem os princípios do judô, uma vez que estes não demonstraram tal conhecimento. - A prática do judô auxiliou no cotidiano de seus praticantes, principalmente no relacionamento familiar. Porém, quando trata-se de competição deixa-se de lado qualquer aspecto filosófico e o objetivo é vencer.

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Biografia do Autor

Saray Giovana dos Santos, UFSC
Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1981); Especialização em Educação Física Infantil pela Universidade Estadual de Maringá; Mestrado em Ciência do Movimento Humano em Crescimento e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1993) e Doutorado em Engenharia de Produção em Ergonomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Santa Catarina no Curso de Educação Física e no Programa de Pós-graduação em Educação Física, e, atua ministrando as disciplinas de Medidas e Avaliação em Educação Física e Judô na Graduação e Metodologia da Pesquisa na Pós-graduação. Desenvolve pesquisa na área do Desempenho Humano, vinculado a: lesões, atletas, avaliação e acelerometria. Currículo Lattes
Publicado
2008-07-01
Como Citar
1.
Santos SG dos, Vieira LF, Babata WK, Ogawa CT, Umeda OY. ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS JUDOÍSTICOS NA APRENDIZAGEM DO JUDÔ. JPhysEduc [Internet]. 1º de julho de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];1(1). Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4071
Seção
Artigos Originais