O CONTRIBUTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO ESCOLAR PARA A PRÁTICA DESPORTIVA PERMANENTE DA COMUNIDADE NOS ANOS 90
Palavras-chave:
educação física, escola, comunidade
Resumo
O objetivo desse trabalho é o de refletir sobre a influência da educação física escolar na prática desportiva desenvolvida pela comunidade. Para isso, realizou-se uma investigação numa amostra intencional formada por dez professores pertencentes a sete cidades de Portugal e trinta e cinco alunos, oriundos de duas turmas de educação física, de um escola secundária, da cidade de Gondomar, também em Portugal. Os resultados das entrevistas com os professores demonstraram que não há uma preocupação em se motivar o aluno rumo a uma prática esportiva permanente, deixando que os mesmos escolham se desejam ou não, desenvolver uma atividade extra-classe ou extra-escolar. Por sua vez, os resultados dos alunos evidenciaram que a escola oferece, uma prática direcionada para os esportes de alto nível, normalmente aquele da especialização do professor de educação física e que, embora lhes seja sugerida, a educação física escolar não o incentiva para continuar essa prática na comunidade., Conclui-se, que os professores e alunos estejam abertos à necessidade da oferta de atividades extra-escolares como também, a um maior intercâmbio entre a escola e a comunidade, tal não vem ocorrendo de modo a tornar a educação física num modelo a ser seguido pela comunidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Publicado
2008-07-01
Como Citar
1.
Martins Junior J. O CONTRIBUTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO ESCOLAR PARA A PRÁTICA DESPORTIVA PERMANENTE DA COMUNIDADE NOS ANOS 90. JPhysEduc [Internet]. 1º de julho de 2008 [citado 13º de setembro de 2025];1(1). Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4072
Edição
Seção
Artigos Originais
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.