AS EXPECTATIVAS DOS UNIVERSITÁRIOS EM RELAÇÃO À PRÁTICA DESPORTIVA: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA

  • Juarez Vieira do Nascimento UEM
Palavras-chave: expectativas, acadênicos, prática desportiva

Resumo

A partir de uma análise da problemática da educação física no ensino de 3º grau, enquanto fenômeno histórico e social, surgiu a necessidade de realização deste estudo, que teve por finalidade analisar o fenômeno das expectativas dos alunos da Universidade Estadual de Maringá em relação à disciplina Prática Desportiva. Este estudo caracterizou uma pesquisa descritiva e o processo de amostragem foi estratificado, com a população dividida em quatro estratos: acadêmicos calouros, veteranos, cumpridos e evasionistas da Prática Desportiva. Participaram do estudo 90 universitários matriculados regularmente nos diversos cursos da Universidade Estadual de Maringá, durante o segundo semestre de 1987. Utilizou-se como instrumento da pesquisa entrevista não padronizada (aberta), que partiu de alguns temas geradores que buscavam responder as perguntas norteadoras do estudo. As inferências foram feitas através da análise qualitativa de conteúdo, que implicou uma tarefa de categorização, classificação e organização dos achados. Os resultados obtidos no estudo permitiram a elaboração das seguintes conclusões. As expectativas dos universitários em relação à Prática Desportiva dizem respeito aos objetivos e conteúdos da disciplina, ao papel do profissional que atua na mesma e estão voltados a diferentes aspectos da prática como desporto preferido e ao conhecimento de novos exercícios físicos.

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Biografia do Autor

Juarez Vieira do Nascimento, UEM
Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física (1982), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) e doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade do Porto (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFSC, Membro da Comissão de Avaliadores da Área 21 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES) e Membro da Comissão de Especialistas em Educação Física do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional e Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, formação inicial, voleibol, desenvolvimento profissional e currículos e programas. Currículo Lattes
Publicado
2008-07-01
Como Citar
1.
Nascimento JV do. AS EXPECTATIVAS DOS UNIVERSITÁRIOS EM RELAÇÃO À PRÁTICA DESPORTIVA: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. JPhysEduc [Internet]. 1º de julho de 2008 [citado 13º de setembro de 2025];0(1):11-6. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4079
Seção
Artigos Originais