Prática de atividade física e competência motora na infância

  • Mellina Maria Lago Manso Silva Universidade de São Paulo
  • Maria Teresa Catuzzo Universidade de Pernambuco
  • Carlos Bandeira Mello Monteiro Universidade de São Paulo
  • Mariana Tudela Universidade de São Paulo
  • Alessandro Hervaldo Nicolai Ré Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Atividade física. Competência Motora. Acelerometria. Desenvolvimento infantil.

Resumo

Os objetivos desta pesquisa foram verificar a quantidade e intensidade de atividade física praticada por crianças de baixo nível socioeconômico durante dias de semana e finais de semana, avaliar indicadores de competência motora e verificar as associações entre essas variáveis. Participaram do estudo 176 crianças entre 3 e 6 anos. As crianças usaram acelerômetro por sete dias consecutivos para mensurar a prática de atividade física e a competência motora foi mensurada com a utilização do Test of Gross Motor Development (TGMD-2). Os meninos despenderam mais tempo em atividade física total do que meninas (222,5 min xs 204 min; p<0,01) nos dias de semana. Em ambos os sexos, o tempo médio diário de atividade física total ficou acima das diretrizes internacionais de prática de atividade física (≥ 3h de atividade física por dia), porém há indicadores de atraso no desenvolvimento da competência motora, principalmente nas habilidades de controle de objetos. Concluímos que meninos apresentam maiores índices de prática de atividade física do que meninas e possuem maior competência motora, porém, valores reduzidos de associação entre prática de atividade física e competência motora sugerem que a quantidade de atividade física não necessariamente implica no desenvolvimento da competência motora.

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Biografia do Autor

Mellina Maria Lago Manso Silva, Universidade de São Paulo
Departamento de Educação Física e Saúde, área de Desempenho e Desenvolvimento Motor.
Maria Teresa Catuzzo, Universidade de Pernambuco
Departamento de Educação Física e Esportes.
Carlos Bandeira Mello Monteiro, Universidade de São Paulo
Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH/USP), Departamento de Educação Física e Saúde
Mariana Tudela, Universidade de São Paulo
Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH/USP), Departamento de Educação Física e Saúde
Alessandro Hervaldo Nicolai Ré, Universidade de São Paulo
Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH/USP), Departamento de Educação Física e Saúde
Publicado
2019-08-02
Como Citar
1.
Silva MMLM, Catuzzo MT, Monteiro CBM, Tudela M, Ré AHN. Prática de atividade física e competência motora na infância. JPhysEduc [Internet]. 2º de agosto de 2019 [citado 10º de setembro de 2025];30(1):e-3065. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42295
Seção
Comportamento Motor e Biomecânica