O ensino dos jogos esportivos coletivos no ensino fundamental: um estudo com universitários em Educação Física

Palavras-chave: Educação Física. Esporte. Ensino. Estudantes.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar o processo de ensino dos jogos esportivos coletivos de universitários do curso de Licenciatura em Educação Física nas séries finais do Ensino Fundamental. Adotou-se procedimentos de pesquisa qualitativa, a partir de estudos de casos múltiplos com quatro universitários de uma universidade pública no Sul do Brasil. Os dados foram obtidos por meio da combinação de planos de ensino e aula, observações e procedimentos de estimulação de memória. A técnica de Análise de Conteúdo foi utilizada para a análise dos dados. As evidências indicaram a adoção de fundamentação teórica crítica e propósitos procedimentais/motores nos planejamentos dos universitários. A partir das ações de ensino dos universitários, verificou-se a ênfase na seleção de conteúdos técnicos/motores; por meio de tarefas globais e analíticas; estratégias de instrução de explicação, demonstração, intervenções de gestão; feedbacks prescritivos e avaliativos; estratégias de gestão grupais e individuais, com ênfase na restrição dos materiais aos alunos e relação social centrada nos próprios universitários. Privilegiou-se também a avaliação nas dimensões procedimental/motora, conceitual/cognitiva e atitudinal/afetivo-social, através de provas, trabalhos e conceitos de participação. Conclui-se que o processo de ensino da maioria dos universitários em Educação Física investigados corresponde às características verificadas nos modelos diretivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Flávia Backes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Mestre em Educação Físca pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Vinícius Zeilmann Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Doutorando em Educação Físca pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Jeferson Rodrigues de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Doutorando em Educação Físca pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Filipy Kuhn, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Doutorando em Educação Físca pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Matheus Da Lapa Costa, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Mestrando em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Edison Roberto de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Michel Milistetd, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Valmor Ramos, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Doutor em Ciência do Desporto pela Universidade do Porto (UP). Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/CEFID).
Publicado
2019-07-05
Como Citar
1.
Backes AF, Brasil VZ, Souza JR de, Kuhn F, Costa MDL, Souza ER de, Milistetd M, Ramos V. O ensino dos jogos esportivos coletivos no ensino fundamental: um estudo com universitários em Educação Física. JPhysEduc [Internet]. 5º de julho de 2019 [citado 10º de setembro de 2025];30(1):e-3063. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43035
Seção
Treinamento e Pedagogia do Esporte