<b>AS TRÊS DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM MESTRADO: UM ESTUDO DE CASO</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v19i1.4314

  • Heitor de Andrade Rodrigues UNESP Rio Claro
  • Suraya Cristina Darido UNESP
Palavras-chave: Prática pedagógica, Conteúdos curriculares, Estudo de caso

Resumo

A partir da década de 1980 surgiram, ao menos no discurso, diversas propostas que contribuíram para a superação do modelo tradicional de ensino. Apesar disso, a prática pedagógica dos professores permanece, na maioria das vezes, arraigada ao modelo esportivista e ao recreacionista. Com o intuito de oferecer aos professores referenciais que vislumbrem novas possibilidades à Educação Física escolar, o objetivo desta pesquisa foi observar, registrar, descrever, analisar e interpretar as dificuldades e alternativas encontradas por uma professora com mestrado, na implementação de propostas baseadas nas três dimensões dos conteúdos. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, tendo como abordagem o estudo de caso. Os resultados apontaram que as dificuldades perpassam pela resistência a novos conteúdos e pelo planejamento e implementação da dimensão atitudinal dos conteúdos. As alternativas vislumbradas na prática da professora foram as seguintes: o comprometimento da docente e o compartilhamento de responsabilidades, e inter-relações entre a dimensão procedimental e a dimensão conceitual dos conteúdos. Conclui-se que a prática pedagógica da docente avaliada avança em relação aos modelos tradicionais, corroborando a importância da qualidade da formação inicial e principalmente da formação continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2008-07-09
Como Citar
1.
Rodrigues H de A, Darido SC. <b>AS TRÊS DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM MESTRADO: UM ESTUDO DE CASO</b&gt; - DOI: 10.4025/reveducfis.v19i1.4314. JPhysEduc [Internet]. 9º de julho de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];19(1):51-4. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4314
Seção
Artigos Originais