Determinação de assimetrias cinéticas em jogadores de futebol realizando salto vertical: proposta de um novo procedimento para determinar impulso usando plataforma de força
Resumo
O primeiro objetivo do estudo foi comparar a assimetria do pico de força (Fpico) de membros inferiores em dois procedimentos de análise, simultâneo e sequencial, no salto com contramovimento (SCM) de futebolistas. Foram realizadas três séries de seis SCM em duas plataformas de força. Para o procedimento sequencial, os 18 SCM foram divididos em dois blocos de nove tentativas. A média dos três melhores SCM do primeiro bloco foi utilizada para determinar o valor do Fpico de um MI e a média dos três melhores saltos do segundo bloco para determinar o valor do Fpico para o outro MI, e depois essa ordem foi invertida. Já no procedimento simultâneo, a média dos valores de Fpico de ambos os MI foi calculada para todos os 18 SCM. O teste t não apresentou diferenças significativas entre os procedimentos na assimetria do Fpico e houve uma correlação positiva significativa entre eles (r = .74). Já o segundo objetivo foi verificar a confiabilidade de um novo procedimento de determinação de impulsos gerados em cada MI no SCM. As medidas dos impulsos parciais e da assimetria do impulso mensuradas nesse novo procedimento apresentram excelente confiabilidade (CCI = .765-.963). Pode-se concluir que como não houve diferença significativa entre os valores de assimetria de Fpico nos procedimentos utilizados, e o procedimento simultâneo também permite a análise da assimetria do impulso, esse procedimento teria aplicações interessantes nas avaliações de campo.
Downloads
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.






_1502.jpg)









