O que realmente importa para chegar ao alto nível: uma abordagem do efeito da idade relativa no basquetebol Brasileiro

  • Helder Zimmermann Oliveira Universidade do Porto
  • Dilson Borges Ribeiro Junior Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Jeferson Macedo Vianna Universidade Federal de Juiz de Fora
  • António José Figueiredo Universidade de Coimbra
  • Francisco Zacaron Werneck Universidade Federal de Ouro Preto
Palavras-chave: Efeito da idade relativa. Desempenho esportivo. Basquetebol. Atletas.

Resumo

O efeito da idade relativa (EIR) refere-se a um fenômeno que proporciona vantagens de participação e desempenho aos atletas nascidos nos primeiros meses do ano, em relação aos demais atletas dentro de uma mesma categoria etária. O objetivo do estudo foi investigar o efeito da idade relativa na LDB (Liga de Desenvolvimento do Basquete), LBF (Liga de Basquete Feminino) e NBB (Novo Basquete Brasil) considerando a região geográfica, a classificação final das equipes e o período da carreira. A amostra foi constituída por 831 atletas das principais ligas do basquetebol brasileiro, temporada 2014-2015. As informações para a pesquisa foram obtidas através do site da Confederação Brasileira de Basketball (www.cbb.com.br) e do site da Liga Nacional de Basquete (www.lnb.com.br). O EIR foi encontrado nas equipes das regiões Sudeste e Sul da LDB, nas equipes do Sudeste do NBB e não apresentou relação com a classificação final das equipes. Além disso o EIR mostrou-se invertido nas fases de consolidação da carreira nos atletas do NBB. Conclui-se que o EIR está presente nos basquetebolistas da LDB e NBB, sendo observado um EIR inverso nos atletas de 25 a 34 anos e ausência deste fenômeno naqueles que se encontram na fase final da carreira.

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Publicado
2019-10-23
Como Citar
1.
Oliveira HZ, Ribeiro Junior DB, Vianna JM, Figueiredo AJ, Werneck FZ. O que realmente importa para chegar ao alto nível: uma abordagem do efeito da idade relativa no basquetebol Brasileiro. JPhysEduc [Internet]. 23º de outubro de 2019 [citado 10º de setembro de 2025];30(1):e-3079. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/44052
Seção
Treinamento e Pedagogia do Esporte