“Era competitivo, era muito competitivo!”: memórias do esporte escolar de rendimento em escolas particulares de Curitiba

Palavras-chave: história, memória, esportes, escola

Resumo

O presente estudo investigou a prática do esporte escolar de rendimento em escolas particulares de Curitiba-PR, entre os anos de 1980 e 1990, por meio de entrevistas com técnicos, atletas e gestores esportivos que vivenciaram o fenômeno no período. A pesquisa é de caráter qualitativo e o método de investigação utilizado foi a História Oral temática pura.  A partir das análises percebeu-se que boa parte das escolas curitibanas da época mantinham equipes esportivas de rendimento; o contexto do esporte escolar curitibano era uma espécie de metáfora do esporte profissional; havia uma hegemonia dos esportes coletivos; o esporte feminino sedimentado na memória dos entrevistados foi a ginástica; as equipes eram muito valorizadas dentro dos colégios; os times escolares participavam de campeonatos nacionais e internacionais; apesar do caráter de rendimento, já existia diferença do esporte praticado em clubes; algumas instituições de ensino faziam parcerias com clubes esportivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-02-19
Como Citar
1.
Vargas PI, Capraro AM. “Era competitivo, era muito competitivo!”: memórias do esporte escolar de rendimento em escolas particulares de Curitiba . JPhysEduc [Internet]. 19º de fevereiro de 2020 [citado 10º de setembro de 2025];31(1):e-3111. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/44450
Seção
Artigos Originais