A lógica interna do voleibol sob as lentes da praxiologia motriz

  • Raquel Valente de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • João Francisco Magno Ribas Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Voleibol. Lógica interna. Praxiologia Motriz. Sistema de Classificação CAI. Universais Ludomotores.

Resumo

Como um dos esportes mais praticados no contexto brasileiro, o Voleibol configura-se como uma prática dinâmica, em que seus jogadores interagem cooperativa e opositivamente com os demais participantes. Nesse contexto, a Praxiologia Motriz surgi como uma teoria referente a jogos e esportes que objetiva desvelar a lógica interna dessas práticas motrizes com base em suas regras. Com isso, esta pesquisa objetivou analisar a lógica interna do Voleibol, a partir do Sistema de Classificação CAI e dos Universais Ludomotores, bem como os momentos do jogo e as interações motrizes de cooperação e/ou oposição estabelecidas entre eles, segundo a Praxiologia Motriz. Para isso, realizou-se uma pesquisa teórica, de caráter exploratório, por meio da qual constatou-se que, alicerçado dos conhecimentos da Praxiologia Motriz e de seus instrumentos de análise, torna-se possível desvelar a lógica interna do Voleibol, com o intuito de compreender sua estrutura e características relevantes que devem ser contempladas durante todo seu processo de ensino. Portanto, os conhecimentos propostos por essa teoria científica dão embasamento teórico ao trabalho do professor ou treinador no desenvolvimento dos saberes referentes ao processo de ensino-aprendizagem-treinamento dessa modalidade esportiva, auxiliando, também, aqueles que nele atuam (alunos ou atletas), independentemente do ambiente no qual estiverem inseridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Valente de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Pesquisadora do Grupo de Estudos Praxiológicos - GEP Brasil.

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutor pelo Institut Nacional dÉducació Fisica de Catalunya (2009).

Professor associado do Departamento de Desportos Coletivos, do Centro de Educação Física, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Coordenador do Grupo de Estudos Praxiológicos - GEP Brasil.

Publicado
2019-10-07
Como Citar
1.
Oliveira RV de, Ribas JFM. A lógica interna do voleibol sob as lentes da praxiologia motriz. JPhysEduc [Internet]. 7º de outubro de 2019 [citado 10º de setembro de 2025];30(1):e-3073. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/44995
Seção
Aspectos pedagógicos e culturais