Encaixes ou desencaixes? Um debate sobre a educação física escolar e as propostas para o ensino médio gaúcho

  • Roseli Belmonte Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0001-5653-1175
  • Denise Grosso da Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Natacha da Silva Tavares Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: currículo, ensino médio, educação física

Resumo

Além de colocar em debate a Educação Física escolar e seus currículos a partir dos adventos das recentes políticas educacionais, este artigo também se propõe a movimentar um debate importante sobre a última etapa da Educação Básica, o Ensino Médio. Este artigo apresenta análises desenvolvidas a partir da pesquisa que teve como objetivo refletir sobre a inclusão da Educação Física na Área das Linguagens discutindo a relação entre as propostas curriculares para a Educação Básica e a prática pedagógica dos professores de Educação Física no Ensino Médio. Intencionamos evidenciar que projetos de formação e formatação de sujeitos vêm sendo colocados na sociedade e realidade brasileira atual, principalmente em se tratando do Ensino Médio. Entendemos que tais projetos de formação se apresentam travestidos com outros discursos a fim de lograrem empatia e adesão da população, que há muito tempo já vinha questionando a organização e o modelo de ensino. Todavia, configura-se de fato como um retrocesso, pois ao invés de reformular metodologias e permitir que os conhecimentos façam sentido para os estudantes permite retirar de sua formação aquilo que para eles não parece interessante ou útil, e se futuramente estes sujeitos identificarem essas lacunas serão os únicos responsáveis por saná-las.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Natacha da Silva Tavares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (PPGCMH/UFRGS).

Publicado
2020-02-13
Como Citar
1.
Machado RB, da Fonseca DG, Tavares N da S. Encaixes ou desencaixes? Um debate sobre a educação física escolar e as propostas para o ensino médio gaúcho. JPhysEduc [Internet]. 13º de fevereiro de 2020 [citado 10º de setembro de 2025];31(1):e-3107. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/45161
Seção
Artigos Originais