Autoeficácia docente e fatores associados à prática docente de professores universitários de educação física

  • William das Neves Salles Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0001-6410-0332
  • Alexandra Folle Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Gelcemar Oliveira Farias Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: autoeficácia, docentes, educação superior, educação física e treinamento

Resumo

A autoeficácia (AE) docente diz respeito à crença que o professor tem em sua própria capacidade de exercer efeito relevante sobre o envolvimento e a aprendizagem do estudante, sendo importante indicativo do comportamento pedagógico. Este estudo empírico associativo-preditivo teve como objetivo investigar o perfil de AE docente e os fatores associados à prática docente de professores universitários de Educação Física (EF). A Escala de Autoeficácia Docente do Professor Universitário foi aplicada a 43 professores de uma universidade pública brasileira, e os dados foram analisados tanto descritivamente quanto por meio do teste Qui-Quadrado e da Regressão Logística Binária (α=5%) no software SPSS 25. Os resultados revelaram elevados níveis de AE docente, tanto no âmbito geral quanto nas dimensões específicas da prática profissional (planejamento de ensino; engajamento dos estudantes; promoção de interações nas aulas; avaliação da aprendizagem e autoavaliação), além de evidenciarem fortes associações entre as dimensões da AE docente. A AE para o planejamento do ensino foi capaz de explicar 34,40% da variação do comportamento docente, o que indica a necessidade de realizar novas investigações que analisem com maior abrangência a influência exercida por outros fatores de ordem pessoal, profissional e contextual sobre as percepções de AE docente no contexto universitário em EF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William das Neves Salles, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando (bolsista CAPES) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NUPPE / CNPq), do Cento de Desportos (CDS) da UFSC.

Alexandra Folle, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora adjunta do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Gelcemar Oliveira Farias, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora adjunta do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculado ao Departamento de Educação Física (DEF) do Centro de Desportos (CDS).

Publicado
2020-03-27
Como Citar
1.
Salles W das N, Folle A, Farias GO, Nascimento JV do. Autoeficácia docente e fatores associados à prática docente de professores universitários de educação física. JPhysEduc [Internet]. 27º de março de 2020 [citado 27º de outubro de 2025];31(1):e-3116. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/45868
Seção
Artigos Originais